Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

34. Kanal: Revolta de Varsóvia

Uma amarga metáfora do inferno

Douglas Portari Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Muito deste amargo filme é baseado nas experiências de Andrezj Wajda, diretor veterano da Segunda Guerra Mundial e membro da Resistência Polonesa. O enredo é centrado na ação de um grupo de rebeldes durante os últimos dias da Revolta de Varsóvia, em setembro de 1944. Com a iminência da derrota, eles tentam uma desesperada fuga pelo perigoso labirinto da rede de esgotos da cidade. As claustrofóbicas tomadas subterrâneas são a metáfora do inferno em que a Polônia havia se transformado. A produção foi responsável por dar a Wajda reconhecimento internacional e é parte de uma trilogia de guerra, que inclui os filmes Geração (1955) e Cinzas e Diamantes (1958).

[Título original] Kanal

[País] Polônia

[Ano] 1957

[Direção] Andrezj Wajda

[Elenco] Teresa Izewska, Tadeusz Janczar, Wienczyslaw Glinski, Tadeusz Gwiazdowski

[Preço do DVD] R$ 38

Fácil de encontrar

Fique de olho

As cenas no esgoto chocaram alguns poloneses à época por mostrar seus heróis, homens e mulheres, arrastando-se em meio à escuridão e à sujeira. O filme levou o prêmio especial do júri em Cannes, em 1957.