Dezembro na História

Dezembro na História

10/06/2009 05h42 Publicado em 10/06/2009, às 05h42 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

2/12/1805
VITÓRIA MARCANTE (Em Austerlitz, na atual República Tcheca)
É travada a Batalha de Austerlitz, considerada uma das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte (1769-1821). Com 68 mil homens, o imperador bate 90 mil russos e austríacos. Ao fim do conflito, que durou cerca de nove horas, os derrotados haviam perdido 15 mil militares, entre mortos e feridos

4/12/1154
O ÚNICO PAPA BRITÂNICO (Na Itália)
Nicholas Breakspear (1110-1159) sucede o romano Anastácio IV (1073-1154) e se torna o primeiro e único papa inglês da História. Ele adota o nome de Adriano IV e permanece como sumo pontífice da Igreja Católica até sua morte, em 1º de setembro de 1159.

6/12/1988
O PRIMEIRO MANDATO DE MUITOS (Na Venezuela)
Hugo Rafael Chávez é eleito presidente da Venezuela, seis anos após liderar uma tentativa fracassada de golpe de estado. Com a promessa de acabar com a corrupção e trazer a democracia de volta ao país, ele recebeu quase 57% dos votos. Chávez seria reeleito três vezes consecutivas. Seu atual mandato termina em 2013.

EU ME LEMBRO
"Estava sozinha em casa, na região metropolitana de Caracas, e já era madrugada quando a televisão deu a notícia de que Chávez havia sido eleito presidente. Para mim foi péssimo, porque eu apoiava o candidato contrário. Mas, para grande parte da população, foi um momento de felicidade." - Maria Fuentes, comerciante

10/12/1868
ORDEM NO TRÂNSITO (Em Londres, na Inglaterra)
Instalado em uma esquina em frente ao Parlamento Britânico, começa a funcionar o primeiro semáforo da História. O equipamento consistia de uma lanterna a gás, com as cores vermelha e verde. Era operado manualmente por um policial. Mas ele explodiu duas semanas depois da inauguração

11/12/1282
CONSTANTINOPLA RESGATADA (Na Trácia, no sudeste da Europa)
Morre o imperador bizantino Miguel VIII Paleólogo (1224-1282). Além de ser o fundador da dinastia dos Paleólogos, que se manteve no poder até o im do império Bizantino, em 1453, Miguel deu fim a 57 anos de ocupação de Constantinopla pelos cruzados e aproximou a Igreja Ortodoxa da Católica.

12/12/1492
O NASCIMENTO DO HAITI (Na América Central)
Cristóvão Colombo que dois meses antes havia descoberto a América, toma posse da ilha Quisqueya, palavra que na língua dos índios locais significava "mãe de todas as terras", e a batiza de "Española". Atualmente, essa é a área onde ficam o Haiti e a República Dominicana.

15/12/1631
CHUVA DE PEDRAS E CINZAS (Em Nápoles, na Itália)
O vulcão italiano Vesúvio interrompe um período de mais de 130 anos de calmaria e volta a entrar em erupção. A tragédia foi antecedida por seis meses de terremotos. Diversos vilarejos ao redor da montanha são totalmente destruídos e cerca de 3 mil pessoas morrem

16/12/1815
PROMOÇÃO A REINO UNIDO (No Rio de Janeiro, no Brasil)
O rei português dom João VI (1767-1826) assina uma lei que determina a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. A medida foi tomada por causa do Congresso de Viena, que decidiu que as monarquias européias depostas durante as guerras napoleônicas deveriam reassumir seus tronos. Mas o Congresso reconhecia apenas Lisboa como sede de Portugal, tornando ilegítima a situação de dom João, que vivia no Rio de Janeiro. A saída encontrada pelo rei foi dar ao Brasil a categoria de reino.

24/12/1524
MORTE EM MISSÃO REAL (Em Cochim, na Índia)
Cumprindo uma missão no Oriente a mando de dom João III (1502-1557), falece o navegador português Vasco da Gama (1469-1524). Seus restos foram enviados para Portugal e sepultados no Convento de Nossa Senhora do Carmo.

25/12/1991
FIM DA URSS (Em Moscou, na Rússia)
Mikhail Gorbachev vai à televisão russa e faz um pronunciamento em que deixa a presidência da União Soviética. No dia seguinte, os Estados Unidos reconhecem as repúblicas soviéticas como nações independentes. Até o im desse ano, o país deixa deinitivamente de existir.

EU ME LEMBRO
"Naquele dia foram dados vários avisos pela televisão de que Mikhail Gorbachev faria um pronunciamento para a nação. Todo mundo só falava sobre isso e eu estava com minha família e amigos em casa, na capital, quando ele anunciou a renúncia. Senti uma mistura de alegria, pela esperança de uma época nova, mas também de medo por não saber se isso seria mesmo o melhor para o país. Hoje vejo que foi a coisa mais acertada que Gorbachev podia fazer. Ele foi importante, fez com que o povo começasse a acreditar que a Rússia iria mudar, mas seu tempo já havia passado." - Sasha Gurdzha, comerciante

28/12/1895
A PRIMEIRA SESSÃO DE CINEMA (Em Paris, na França)
Atraídas por um cartaz em que se lia "Cinematógrafo Lumière", 35 pessoas pagam 1 franco para assistir à primeira sessão pública de cinema da história. Promovida pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, a exibição aconteceu no subsolo do Le Grand Café, na capital francesa. Durante 20 minutos, dez filmes se sucederam na tela, com imagens de situações corriqueiras, como um trem em movimento. Nos dias seguintes, cerca de 1 500 pessoas passaram a fazer ila diariamente para ver as projeções.

ARQUIVO
"Uma nova invenção que é uma das coisas mais curiosas de nossa época foi apresentada no Boulevard des Capucines, 14. Trata-se da reprodução, por projeções, de cenas vividas e fotografadas (...). Seja qual for a cena assim tomada e o número de pessoas surpreendidas nos atos de sua vida, vocês irão revê-las em tamanho natural (...). Merece ser mencionada a saída de todo o pessoal das fábricas onde foi inventado o novo aparelho, que recebeu o carrancudo nome de cinematógrafo." Notícia do jornal francês Le Radical, publicada em 30 de dezembro de 189

31/12/192
UM IMPERADOR MUITO LOUCO (Em Roma, na Itália)
No poder desde o ano 177, quando passou a governar junto com seu pai Marco Aurélio, o imperador romano Cômodo é estrangulado por um lutador. A ordem de assassinato partiu de seus próprios conselheiros, que estavam cansados das atitudes insanas do rei. Ele deu a Roma o nome de "Colônia de Cômodo", declarou ser o deus Hércules em pessoa e tentou assumir o cargo de cônsul vestido como gladiador.