Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Jogos (nada) educativos da Segunda Guerra

Bombardear a Inglaterra era passa tempo para crianças alemãs

Guilherme Gorgulho Publicado em 01/09/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A casa de leilão britânica Mullock’s vendeu em agosto raros exemplares de jogos de tabuleiro alemães da época da Segunda Guerra Mundial (utilizados como propaganda pelo Terceiro Reich). Entre os objetivos dos jogos estavam atacar e destruir cidades e navios Aliados.

Na década de 1940, enquanto a maior parte das crianças no Reino Unido se entretinha com bolinhas de gude ou outros brinquedos mais inofensivos, as alemãs contavam com jogos que exaltavam as ações bélicas do Eixo. “Nós também tínhamos propaganda durante a guerra, mas nunca encontrei um brinquedo britânico similar, que glorificasse a idéia de bombardear cidades alemãs, como Dresden ou Berlim”, afirmou o historiador e leiloeiro Richard Westwood-Brookes.

Um dos jogos, chamado Bomber Uber England (Bombardeiro sobre a Inglaterra), tem por objetivo destruir Londres (100 pontos), Birmingham (50 pontos) e Liverpool (40 pontos). O jogador perde pontos se, acidentalmente, acertar Bruxelas (Bélgica) ou Amsterdã (Holanda).