Curiosidades » Personagem

"Seja lá o que o amor significa": 5 fatos sobre o desastroso casamento de Charles e Diana

Retratada na próxima temporada de The Crown, a união de Diana e Charles foi marcada por inúmeros conflitos que levaram os dois ao divórcio nos anos 90

Giovanna Gomes Publicado em 11/11/2020, às 12h03

Diana e Charles no dia de seu casamento
Diana e Charles no dia de seu casamento - Getty Images

Após espera, a nova temporada da série que aborda a vida da família real britânica, The Crown, está prestes a estrear para felicidade dos assinantes da plataforma de streaming Netflix. A quarta temporada será liberada pela companhia, no próximo domingo, 15.

Acredita-se que a fase que será abordada na nova etapa do seriado é a mais aguardada para quem acompanha The Crown, já que pela primeira vez a importante figura de DianaSpencer irá aparecer.

Como consequência, a nova etapa da produção abordará um intenso capítulo na vida da jovem e da família real: o casamento que entrou para a história da Inglaterra.

Outro registro do famoso vestido de Diana - Divulgação/ Twitter/ Netflix

 

O casamento de Diana Spencer com o príncipe Charles, ocorrido em 1981, foi um dos eventos televisivos mais assistidos de todos os tempos. A cerimônia realizada na Catedral de São Paulo, em Londres, foi acompanhada por uma audiência estimada em 750 milhões de pessoas ao redor do mundo.

No entanto, ao contrário dos contos de fadas, o "felizes para sempre" não foi uma realidade no casamento real. Na verdade, a união dos príncipes foi marcada por inúmeros conflitos, que culminaram no fim do casamento na década de noventa.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre a polêmica união.

1. Véspera do casamento

Penny Thornton, a astróloga que acompanhou Diana desde 1986 até o ano de sua morte, em 1997, realizou uma polêmica declaração para o documentário britânico The Diana Interview: Revenge Of A Princess. De acordo com Thornton, Lady Di revelou que, na noite da véspera do casamento, Charles disse à princesa que não a amava. O episódio teria deixado Diana extremamente triste e fez com que ela pensasse em não comparecer à cerimônia.

2. O pedido

Já dissemos que Charles declarou a Diana que não a amava um dia antes do casamento. No entanto, nem mesmo quando pediu a mão da princesa ele declarou amá-la. Sabe-se que o príncipe estava sendo fortemente pressionado pela Rainha e por todo o Reino Unido para que arranjasse uma esposa na época, de modo que escolheu Spencer para se unir a ele.

Charles e Diana no Palácio de Buckingham no dia do anúncio de seu noivado / Créditos: Getty Images

 

Um dia, ele realizou o pedido a Diana, com quem ele havia saído apenas doze vezes até então. Ele apenas perguntou a ela "casa comigo?" e começou a rir. Em entrevista dada para sua biografia Diana: Her True Story, a princesa declarou: "Eu lembro de ter pensado que era uma brincadeira e disse 'sim, ok' e dei risada também."

E prosseguiu: "Ele estava falando sério, e ainda disse 'Você tem noção de que um dia será rainha?' E uma voz na minha cabeça dizia 'Você não vai ser rainha, mas você terá um papel difícil...'. Eu apenas respondi que sim, e que o amava muito, muito mesmo'. Ele disse apenas 'Seja lá o que o amor significa...' e subiu as escadas para ligar para a mãe e dar a notícia".

3. Diana não queria que Charles se tornasse rei

Como a união dos príncipes era repleta de conflitos, Diana chegou a afirmar em entrevista que o casamento com Charles era um verdadeiro inferno. Por causa da relação conturbada, a princesa disse a que queria que o príncipe fosse retirado da linha de sucessão ao trono e que seu filho William se tornasse rei.

A declaração veio ao conhecimento do público apenas em 2020, vinte e cinco anos após Max Hastings, então diretor do Daily Telegraph, ter realizado a entrevista. Ele a manteve em segredo por todo esse tempo porque, conforme afirmou, temia mais um escândalo na família real.

4. Infidelidade

Um dos principais fatores que levaram o casamento de Diana e Charles ao fim foi que, após o casamento, o príncipe reviveu o caso com sua ex-namorada Camila ParkerBowles, a qual era filha do major Bruce Middleton Hope Shand, ex-oficial do exército britânico. Após vários anos, o príncipe se casou com Camila em 2005, sendo que os dois estão juntos até hoje. 

Camila Parker Bowles em 2009 - Crédito: Wikimedia Commons

 

5. Divórcio

O filho da rainha Elizabeth II e Diana se separaram no ano de 1992, após altos e baixos no casamento. No entanto, o divórcio oficial somente ocorreu alguns anos mais tarde, em 1996.

Diana e Charles - Crédito: Wikimedia Commons

 

Com o auxílio de advogados, foi firmado um acordo que determinou que a princesa poderia continuar vivendo no palácio de Kensington. Também foi determinada a guarda compartilhada dos dois filhos do casal, William e Harry, além de uma quantia de 17 milhões de libras, que deveria ser entregue a Diana.

Assista ao trailer da nova temporada de The Crown abaixo.


+Saiba mais sobre a princesa Diana através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013) - https://amzn.to/2EhlUt4

Diana. O Ultimo Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Diana (DVD-2014) - https://amzn.to/39jo0qj

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/39hqYeT

Diana, Princesa de Gales / Diana, Princess of Wales (Edição Espanhol), de Marcela Altamirano (2003) - https://amzn.to/2Iem86c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du