Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Netflix

A peculiar coincidência entre filme da Netflix e o acidente químico em Ohio

Filme da Netflix chama atenção por semelhança com o desastre do trem em Ohio

Redação Publicado em 15/02/2023, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros do acidente químico nos EUA e cena do filme 'Ruído Branco', da Netflix - Getty Images e Divulgação/Netflix
Registros do acidente químico nos EUA e cena do filme 'Ruído Branco', da Netflix - Getty Images e Divulgação/Netflix

Em Ohio, nos Estados Unidos, o descarrilamento de um trem que carregava substâncias tóxicas causou pânico entre moradores de East Palestine e chamou atenção de internautas nos últimos dias. O acidente resultou em um incêndio responsável por liberar compostos químicos na região, obrigado muitas pessoas a evacuarem suas residências. 

Com o episódio, um filme lançado pela Netflix em dezembro do último ano chama atenção. Isso porque a narrativa de 'Ruído Branco' mostra a saga de uma família nos anos 80 que precisa escapar das consequências de um acidente tóxico.

No filme, o personagem Jack, interpretado por Adam Driver, é um professor que vive um episódio perturbador: um acidente de trem resulta numa nuvem química escura e perigosa, fazendo com que ele e os familiares precisem escapar do desastre químico.

"Nesta comédia dirigida por Noah Baumbach, indicado ao Oscar®, uma família nada convencional lida com o amor, a felicidade e a morte em meio a um evento catastrófico", destaca a sinopse da Netflix.

Além disso, como repercutido pelo Cinebuzz, outra semelhança curiosa é que o filme foi filmado em Ohio, palco do acidente registrado no começo de fevereiro. Um dos figurantes do longa disponível na Netflix se chama Ben Ratner, que tem 37 anos. Em entrevista à CNN ele falou sobre a coincidência e como o acidente recente o marcou.

"A primeira metade do filme é quase exatamente igual ao que está acontecendo aqui. Não consigo mais assistir [ao filme] até o final. De repente, chegou muito perto do que estamos vivendo", explicou ele.

O acidente

Na última terça-feira, 14, o veículo Washington Post informou que as autoridades locais repassaram aos moradores que fizessem o consumo de água engarrafada por enquanto. Isso porque é necessário confirmar que o abastecimento local não foi afetado após o acidente responsável por liberar substâncias tóxicas.

O alerta despertou a preocupação dos moradores, que ainda não se sentem totalmente segurados em retornar para suas casas. "Por enquanto, acho que a água engarrafada é a resposta certa", disse o diretor de saúde de Ohio, Bruce Vanderhoff, numa entrevista coletiva ocorrida na terça-feira, 14. 

Após o episódio, as autoridades envolvidas investigam uma 'pluma de contaminação' que passa através do rio Ohio. Também foi informado pelo veículo internacional que aproximadamente 3.500 peixes foram mortos após a liberação dos produtos químicos. As equipes se mobilizam para limpar uma área contaminada ao redor dos trilhos do trem, que conta com uma poça de acrilato de butila.