Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Além da Mona Lisa: Veja outras cinco obras de arte que já foram atacadas

No fim de janeiro, a 'Mona Lisa', uma das pinturas mais famosas de todos os tempos foi atacada por ativistas no Louvre; confira outras obras que já sofreram ataques!

Éric Moreira Publicado em 18/02/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'O Pensador', de Auguste Rodin, 'Pietà', de Michelangelo, e 'Cristo de São João da Cruz', de Salvador Dalí, respectivamente - Fotos por Jeanne Menjoulet e Stanislav Traykov pelo Wikimedia Commons / Getty Images
'O Pensador', de Auguste Rodin, 'Pietà', de Michelangelo, e 'Cristo de São João da Cruz', de Salvador Dalí, respectivamente - Fotos por Jeanne Menjoulet e Stanislav Traykov pelo Wikimedia Commons / Getty Images

No dia 28 de janeiro, correu por todo o mundo a notícia de que a 'Mona Lisa', uma das pinturas mais ilustres e famosas já feitas na história, de autoria de Leonardo da Vinci, foi atacada por ativistas no museu do Louvre, em Paris. Felizmente, a pintura era protegida com um vidro, e nenhum dano foi causado — já aqueles que jogaram sopa nela foram multados em 1500 euros.

No entanto, essa não é a primeira obra a ser atacada em museus. Sabendo disso, confira a seguir outras cinco obras de arte famosas que já sofreram ataques de vândalos na história:

'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

1. Cristo de São João da Cruz (Salvador Dalí)

Tom Honeyman, um antigo diretor das galerias de arte e museus de Glasgow, na Escócia, comprou em 1952 a obra 'Cristo de São João da Cruz', produzida pelo artista espanhol Salvador Dalí, para que ficasse em exibição na Kelvingrove Art Gallery. Na época, ele pagou um valor que, hoje, seria equivalente a US$ 300 mil, o que foi considerado um desperdício de dinheiro.

'Cristo de São João da Cruz', de Salvador Dalí, em exposição / Crédito: Getty Images

Menos de 10 anos depois, em 1961, um jovem de 22 anos realizou o primeiro ataque contra o quadro, utilizando primeiro uma pedra, e depois as próprias mãos; a obra precisou ser restaurada.

Depois, em 1980, um homem atirou na pintura com uma arma de ar comprimido, felizmente, na ocasião, a obra já era protegida por uma camada de vidro acrílico, instalada logo após o ataque anterior.


2. Pietà (Michelangelo)

Um dos nomes mais fascinantes da História da Arte também não escapou dos vândalos: a 'Pietà', que hoje se encontra no Vaticano, foi atacada. 

+ O detalhe que pode passar despercebido na Pietà mais famosa de Michelangelo

'Pietà', de Michelangelo / Crédito: Foto por Stanislav Traykov pelo Wikimedia Comons

Segundo o site Mental Floss, em 21 de maio de 1972, um geólogo húngaro chamado Laszlo Toth atacou a escultura que retrata Maria segurando Jesus morto com um martelo.

Declarando ser o próprio Jesus Cristo, ele provocou graves danos na obra — depois de detido, ele foi encaminhado para uma instituição psiquiátrica, onde permaneceu por dois anos.


3. A Ronda Noturna (Rembrandt)

'A Ronda Noturna', do pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, foi atacada por diversas vezes ao longo de sua existência, sofrendo, inclusive, danos permanentes. Um ataque memorável ocorreu em 1975, quando um vândalo com uma faca deixou marcas de corte na pintura.

+ A curiosa descoberta feita em um quadro de Rembrandt

'A Ronda Noturna', de Rembrandt / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Depois disso, em 1990, foi atacada por um homem que transportava um tipo de substância química. Hoje, a obra se encontra no Rijksmuseum, o Museu Nacional da Holanda, em Amsterdã.


4. Le Pont d'Argenteuil (Claude Monet)

Em 2007, a obra 'Le Pont d'Argenteuil', do pintor impressionista francês Claude Monet, foi alvo de um ataque no Musée d'Orsay, em Paris. Na ocasião, cinco pessoas invadiram o local no meio da noite, e uma delas fez um buraco de 10 centímetros na pintura — e, diferente de outros ataques, este não ocorreu como algum protesto, mas simplesmente porque estariam bêbados. 

'Le Pont d'Argenteuil', de Claude Monet / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Logo após o ocorrido, foi acionado um alarme, mas os invasores conseguiram escapar e nunca foram pegos. No entanto, após isso, a França começou a apelar a consequências ainda mais duras para aqueles que cometem ataques contra obras de arte.


5. O Pensador (Auguste Rodin)

Outra estátua famosa que já foi vandalizada é 'O Pensador', do escultor francês Auguste Rodin. Ao longo de sua vida, o artista fez vários moldes da obra original, levados para diferentes museus.

Um dos moldes de 'O Pensador', de Auguste Rodin, localizado no Musée Rodin em Paris / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Em 2011, uma das réplicas, exposta em Buenos Aires, capital da Argentina, foi pintada com spray rosa e "tatuado". Porém, a polêmica em torno do evento não acabou aí: aparentemente, as tentativas de restauração após o episódio provocaram danos ainda maiores na escultura.