Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Barbie

Barbie: Por que a famosa música sobre a boneca ficou de fora do filme?

Música que eternizou a boneca Barbie na cultura pop não foi reproduzida em novo filme

Redação Publicado em 24/07/2023, às 11h46 - Atualizado em 25/07/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe de 'Barbie Girl' e cena do live-action 'Barbie' - Reprodução/Vídeo
Cena do clipe de 'Barbie Girl' e cena do live-action 'Barbie' - Reprodução/Vídeo

Após meses de espera, o live-action 'Barbie' finalmente chegou aos cinemas. Com direção de Greta Gerwig e a talentosa Margot Robbie no papel principal, o filme se tornou um dos mais comentados do ano antes mesmo da estreia.

"Nem tudo são flores para a excêntrica e individualista boneca Barbie (Margot Robbie). Por conta de suas imperfeições, ela acabou saindo de Barbielândia e foi parar no mundo humano. Lá, Barbie foi buscar sua verdadeira felicidade. Contudo, quando descobre que sua terra natal corre perigo, ela não pensa duas vezes e decide retornar para ajudar velhos conhecidos, como Ken (Ryan Gosling)", detalha a sinopse do filme

Cena do live-action 'Barbie' |Crédito: Reprodução|Vídeo

Com diferentes versões da boneca mais icônica da História, o filme fascina por despertar a nostalgia de diferentes gerações, no entanto, também chama atenção neste quesito que a música mais famosa baseada na bonecaficou de fora do longa. 

A música 'Barbie Girl', do grupo Aqua, se tornou referência quando escutamos o nome da boneca. Ao mesmo tempo, também rendeu uma famosa versão brasileira através da cantora Kelly Key.

No entanto, uma intensa disputa judicial entre o grupo dinamarquês e a Mattel, fabricante da Barbie, fez com quem a música não estivesse presente no mais comentado filme do ano. 

O processo

Quando lançada, em 1997, a música foi um sucesso, entretanto, não agradou à detentora dos direitos da boneca. Eles acreditavam que a canção poderia prejudicar a imagem da boneca, famosa entre as crianças. Como consequência, iniciaram uma ação na justiça contra a MCA Records, gravadora do grupo, ao afirmar que 'Barbie Girl' apresentava uma versão 'promíscua' do brinquedo através da letra e clipe 'sugestivos', explica o site Popline.

Versos como 'Eu sou uma loirinha bobinha num mundo de fantasia' e 'Me beija aqui, me toca ali, vamos dar uns amassos', não deixaram a Mattel feliz. A companhia também afirmou que o clipe não respeitou o uso do 'rosa Barbie' e que os assessórios da boneca foram usados indevidamente no clipe da canção.

Com as acusações, a gravadora do grupo classificou a música apenas como 'divertidinha' e destacou que os discos informavam que 'Barbie Girl' não compreendia uma parceria com a fabricante. "A música ‘Barbie Girl’ é um comentário social e não foi criada ou aprovada pelos fabricantes da boneca", dizia a declaração. 

A primeira coisa que pensei foi: ‘Nossa, a maior empresa de brinquedos do mundo está atrás da bandinha da Dinamarca?'", disse René Dif, um dos integrantes do Aqua em entrevista à Rolling Stone em 2022.

Ao mesmo tempo, a gravadora também disse que a letra não falava nada de maneira explícita e que a interpretação caberia a quem escutasse a música. Após anos na justiça, a fabricante da Barbie saiu derrotada no processo. Isso porque a justiça dos EUA classificou a música como uma 'paródia', portanto, se enquadra na liberdade de expressão.