Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Big Bang Theory

The Big Bang Theory: Veja a piada polêmica que deu dor de cabeça para a série

Piada retratada na segunda temporada de The Big Bang Theory causou polêmica e até mesmo ação judicial

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 13/11/2023, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da segunda temporada de The Big Bang Theory - Divulgação
Cena da segunda temporada de The Big Bang Theory - Divulgação

Lançada em 2007, The Big Bang Theory se tornou uma das mais famosas sitcoms da História dos Estados Unidos. Com personagens marcantes e episódios cômicos, a série se consagrou entre o público e a crítica especializada. No entanto, a produção não escapou de polêmicas.

Embora finalizada em 2019, The Big Bang Theory foi alvo de uma ação judicial no começo deste ano. Uma piada encenada na segunda temporada da série causou polêmica com Mithun Vijay Kumar, ativista político. Ele até mesmo pediu que o episódio em questão fosse removido. 

No primeiro episódio da primeira temporada sitcom, o personagem Raj, interpretado por Kunal Nayyar, conversa com Sheldon, vivido por Jim Parsons.

No diálogo, Raj diz que é fã de Aishwarya Rai, atriz e modelo indiana, e o colega diz que ela seria a "Madhuri Dixit [atriz] dos pobres". Em seguida, Raj rebate: "Aishwarya Rai é uma deusa. Por comparação, Madhuri Dixit é uma prostituta leprosa".

A conversa em questão, como era de se imaginar, causou polêmica. Mithun Vijay Kumar destacou que o termo utilizado pelo personagem para se referir a atriz é 'ofensivo e depreciativo'.

"Recentemente, me deparei com um episódio da série The Big Bang Theory na Netflix onde o personagem de Kunal Nayyar [Raj] usa um termo ofensivo e depreciativo para se referir à lendária atriz de Bollywood Madhuri Dixit. Como fã de Madhuri Dixit desde a infância, fiquei profundamente perturbado com o diálogo. Achei altamente depreciativo e ofensivo em relação à cultura e às mulheres indianas", desabafou o ativista político através do X, antigo Twitter.

A notificação

Ele também disse que notificou a Netflix internacional, que conta com a série em seu catálogo, para que o episódio fosse removido.

"Então, pedi ao meu advogado que enviasse um aviso legal à Netflix, solicitando que removessem o episódio de sua plataforma. É importante responsabilizar as empresas de mídia pelo conteúdo que distribuem e espero que Netflix leve esse assunto a sério", explicou ele.

A publicação também mostrou a notificação extrajudicial que fora enviada. Além de enfatizar que o diálogo reproduzido na sitcom é 'ofensivo e degradante', também afirma que "providências legais contra a promoção do sexismo e misoginia contra mulheres" caso não seja excluído.