Curiosidades » Arqueologia

Cérebro transformado em vidro: Relembre a impressionante descoberta

Em 79 d.C., a erupção do Monte Vesúvio varreu as cidades de Pompeia e Herculano, criando fósseis bem diferentes do esperado

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/10/2020, às 14h54 - Atualizado em 27/08/2021, às 10h00

Cérebro de vítima se transformou em vidro após erupção do Vesúvio, há 2 mil anos atrás
Cérebro de vítima se transformou em vidro após erupção do Vesúvio, há 2 mil anos atrás - Divulgação/ New England Journal of Medicine

Em outubro de 2020, a revista científica PLOS ONE divulgou uma pesquisa inusitada, que analisava uma descoberta datada de 79 d.C., ano da erupção do Monte Vesúvio. Tratava-se do cérebro vitrificado, que ainda apresentava neurônios preservados, de um homem que sofreu o impacto da trajédia ocorrida há 2 mil anos.

O estudo dava continuidade a outro publicado em janeiro de 2020, onde os cientistas afirmavam que o cérebro se transformou em vidro graças aos mais de 500°C registrados durante a erupção do vulcão — que além de ter varrido a cidade de Pompeia, ainda destruiu a cidade vizinha, Herculano, onde foi encontrado o 'cérebro de vidro'. 

Durante exames em laboratório, a equipe de pesquisadores confirmou que o material era rico em carbono e oxigênio, como esperado para restos orgânicos. A grande surpresa, todavia, veio quando os cientistas identificaram as estruturas do cérebro. 

“Nossos resultados mostram que o processo único de vitrificação que aconteceu em Herculano congelou estruturas neuronais dessa vítima, mantendo-as intactas até hoje”, comentou Pier Paolo Petrone, o líder do estudo, em um comunicado, segundo a Galileu.

De acordo com o antropólogo forense da Universidade de Nápoles Frederico 2º, em declaração à BBC, "a preservação de um cérebro antigo é algo extremamente raro, muito difícil de encontrar". Para Petrone, "essa é a primeira vez que encontramos restos de cérebro humano vitrificados por calor".

Leia os estudos completos clicando aqui e aqui. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Pompeia: A vida de uma cidade romana, Mary Beard (2016) - https://amzn.to/2X9ITir

Os Últimos Dias de Pompéia, Edward Bulwer-Lytton (2005) - https://amzn.to/2Q7p5uA

Vulcano, os Vulcões Italianos, Tara Castelli Felice (e-book) - https://amzn.to/33CEGGB

Pompéia, Robert Harris (2005) - https://amzn.to/2NFVmYd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W