Curiosidades » Brasil

Confira 5 fatos sobre as cédulas brasileiras que pouca gente conhece

Em circulação desde o Brasil Império, as notas contam com figuras inusitadas, assinaturas feitas à mão e carimbos de correção

Pamela Malva Publicado em 03/09/2020, às 19h00

Imagem meramente ilustrativa de moedas e cédulas brasileiras
Imagem meramente ilustrativa de moedas e cédulas brasileiras - Divulgação/Pixabay

Milton dos Santos, de 51 anos, é um colecionador ávido. Desde a adolescência, ele já reuniu acervos de chaveiros, celulares antigos, embalagens de cigarro, selos e álbuns de figurinha. Mas sua grande paixão são as cédulas e as moedas.

Vindas de diversos países, as peças da coleção começaram a ser reunidas desde que Milton tinha 14 anos de idade. Hoje, ainda que seja difícil fazer essa conta, ele estima que possui cerca de 2 mil cédulas no total. Dessas, mais de 500 são só do Brasil.

Em entrevista à Aventuras na História, o colecionador reuniu algumas curiosidades pouco conhecidas sobre o dinheiro brasileiro. “Existem alguns fatos que são legais apenas para colecionadores”, ele brinca, mas há também aqueles que as pessoas até se assustam quando descobrem.

Confira 5 curiosidades sobre as cédulas brasileiras que pouca gente conhece:

1. Raízes

Modelo da primeira cédula brasileira / Crédito: Divulgação

 

A primeira cédula brasileira, de 1 mil réis, data de 1833, da época do Império. A estampa, na época, era um brasão das armas do Império e não contava com personagens. Desde aquele ano, já passamos por nove padrões monetários e a grande maioria das notas vinha de Londres e dos Estados Unidos. A primeira cédula a ser feita em terras tropicais foi impressa apenas em 1969, curiosamente, o ano que Milton nasceu.


2. Personagens mulheres

Cecília Meireles e a Baiana, estampadas nas notas brasileiras / Crédito: Divulgação

 

“Você sabe quantas personagens mulheres já foram homenageadas nas cédulas brasileiras? Duas”, Milton conta, com tom de indignação. As figuras históricas eram a Princesa Isabel e Cecília Meireles. Ainda assim, existiram outras representações femininas, como a efígie e a Baiana, presente na cédula de 50 mil Cruzeiros Reais.


3. Assinaturas inusitadas

Princesa Isabel em uma cédua de 50 Cruzeiros / Crédito: Divulgação

 

"Toda cédula tem que trazer a chamada chancela, que é a assinatura nos cantos da nota", explica o colecionador. "No Brasil, as notas são assinadas pelo Ministro da Fazenda". Como, nos anos 1990, o cargo foi ocupado por Fernando Henrique Cardoso, existem raras cédulas assinadas pelo homem que também foi Presidente da República, uma particularidade incomum e que tem um valor alto no mercado das coleções.


4. Impressão humana

Cédula de 5 Cruzeiros com assinatura à mão / Crédito: Divulgação

 

Segundo Milton, antes da criação do Banco do Brasil, o órgão responsável pela emissão das cédulas era o Tesouro Nacional. "Nessa época, todas as notas eram autografadas por um funcionário da instituição" que literalmente assinava as cédulas individualmente, com caneta tinteiro, como uma "forma de evitar a falsificação", o colecionar conta.


5. Carimbos

Cédula de 500 Cruzados Novos com carimbo de 500 Cruzeiros / Crédito: Divulgação

 

Em alguns casos das transições de padrão monetário no Brasil, a mudança era motivada pela alta na inflação. Quando isso acontecia, o órgão responsável pela emissão das cédulas na ocasião escolhia por "cortar os zeros do valor". Assim, enquanto novas notas eram projetadas e impressas, as antigas, já em circulação, recebiam os chamados carimbos, que serviam para remarcar e atualizar o valor.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Cedulas do Brasil 1883 a 2019, de Claudio Patrick Amato (2019) - https://amzn.to/3lU6Whs

A ascensão do dinheiro, de Niall Ferguson (2017) - https://amzn.to/3jGSkjy

The Evolution of Money (Edição em Inglês), de David Orrell e Roman Chlupatý (2016) - https://amzn.to/3h1w9mx

Capital in the Twenty–First Century (Edição em Inglês), de Thomas Piketty (2017) - https://amzn.to/2YY4g8o

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W