Curiosidades » Primeira Guerra Mundial

De máscaras faciais a escassez de alimentos: A Primeira Guerra em 5 fatos curiosos

Saiba mais sobre o conflito mundial que foi responsável por matar mais de 10 milhões de pessoas

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/05/2021, às 18h02 - Atualizado às 19h02

Soldados britânicos nas trincheiras, em 28 de outubro de 1914
Soldados britânicos nas trincheiras, em 28 de outubro de 1914 - Getty Images

Ocorrida entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial foi responsável pela morte de mais de 10 milhões de pessoas, conforme divulgou o site Brasil Escola. O conflito foi principalmente motivado por disputas imperialistas, nacionalismos, alianças militares e corrida armamentista de diversas potências emergentes da época.

De acordo com o The Guardian, a Primeira Grande Guerra possui fatos ainda pouco conhecidos nos dias de hoje. Essas histórias podem ser encontradas na obra “A Guerra de Archie” da escritora Marcia Williams, que de maneira brilhante reconstitui os rumos do conflito mundial.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 fatos não tão conhecidos sobre a Primeira Guerra.

Confira abaixo.  

1. Máscaras faciais

Durante o conflito, diversas pessoas foram feridas gravemente. Segundo o The Guardian, muitas sofreram lesões faciais, mas como a cirurgia plástica era inviável no momento, muitos artistas desenvolveram espécies de máscaras que pudessem cobrir os machucados. Segurados por óculos, os objetos eram feitos de cobre e pintados da cor da pele dos soldados.


2. O pombo que salvou 500 soldados 

No último ano da guerra, um pombo-correio, chamado Cher Ami, foi responsável por salvar a vida de em torno de 500 soldados norte-americanos. Na ocasião, o animal foi cruelmente baleado por soldados alemães. Contudo, mesmo ferida, a ave conseguiu transmitir uma mensagem crucial para os americanos sobre o andar da batalha. 

Fotografia de Cher Ami ainda em vida / Crédito: Divulgação / U.S. Army Signal Corps

 

Cher Ami, por sua vez, perdeu um olho e uma perna. Entretanto, o corajoso pombo-correio teve sua vida salva por médicos do exército estadunidense, recebendo uma perna de pau. Além disso, o animal foi contemplado com a Croix de Guerre.


3. Os zepelins

Nos primeiros anos da Primeira Guerra Mundial, as aeronaves ainda eram muito novas. No entanto, nesta mesma época, o exército alemão bombardeou Londres utilizando aeronaves, que até então eram conhecidas como zepelins.

Já em 1917, outras armas mais eficazes foram criadas. Desta forma, os britânicos utilizaram balas capazes de destruir os zepelins dos inimigos. 


4. O papel feminino antes da guerra 

Enfermeiras no internato Jean-Baptiste de la Salle, em Rouen, França / Crédito: Divulgação / Imagens Europeana

 

De acordo com o The Guardian, antes da Primeira Guerra Mundial, a maioria das mulheres desempenhavam serviços domésticos e passavam o dia em casa. No entanto, com o andar do conflito e a diminuição da população masculina, muitas figuras femininas tiveram que assumir outros postos de trabalho, como em escritórios e fábricas.


5. Britânicos foram proibidos de jogar arroz em casamentos

Durante a guerra, houve escassez de alimentos e para conter o desperdício de comida, o governo britânico proibiu que a população jogasse arroz em casamentos ou alimentasse pombos nas ruas. Além disso, as pessoas não podiam pedir táxi durante à noite, falar uma língua estrangeira ou comprar binóculos.


+Saiba mais sobre a Primeira Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2JVvNzt

A história da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918, de David Stevenson (2019) - https://amzn.to/2xktyDd

A primeira guerra mundial: História Completa, de Lawrence Sondhaus (2013) - https://amzn.to/3aVNnPP

A Primeira Guerra Mundial: Que acabaria com as guerras, de Margaret MacMillan (2014) - https://amzn.to/2RsQjfa

Primeira guerra mundial: 886, de Michael Howard (2010) - https://amzn.to/2wvFCRL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W