Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

De premiação suspensa a invasão: 12 momentos que marcaram o Oscar

Ao longo das décadas a premiação foi cercada por acontecimentos inusitados e de protestos

Redação Publicado em 25/03/2022, às 14h15 - Atualizado em 10/03/2024, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatuetas do Oscar - Getty Images
Estatuetas do Oscar - Getty Images

A primeira premiação do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929 e homenageou filmes de 1927 e 1928, sendo "Wings" o primeiro filme a ganhar na categoria de Melhor Filme.

Antes de todo o glamour, a primeira cerimônia contou com apenas 270 pessoas e durou cerca de 15 minutos. Além disso, os convidados tiveram que desembolsar a quantia de U$5 dólares para poder fazer parte do evento.

No entanto, ao longo das décadas, o Oscar foi cercado por acontecimentos inusitados e até mesmo de protestos. 

Em 1938, por exemplo, a premiação precisou ser suspensa, devido uma inundação em Los Angeles. Tal fato se repetiu mais algumas vezes, mas por outros motivos, entre eles o assassinato do ativista Martin Luther King, em 1968 e um atentado contra o então presidente dos Estados Unido Ronald Reagan, em 1981.

Já em 1974, o fotógrafo e ativista Robert Opel invadiu o palco do Oscar em prol de um protesto pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Contudo, o homem estava completemente nú, causando um grande alvoroço.

Para conhecer a fundo todos os 12 momentos que marcaram o Oscar, ouça o podcast oficial da Aventuras na História. 

Por lá você fica por dentro, ainda, dos principais assuntos da História do mundo e do Brasil, ao longo dos séculos até os dias atuais.

Confira aqui a programação completa!

Ouça o episódio: