Curiosidades » Entretenimento

Este é o elenco do primeiro filme da franquia Star Wars mais de 40 anos depois

Atores de uma das maiores franquias da história do cinema eram, em sua maioria, desconhecidos — no entanto, sucesso do longa os marcaram para sempre. Mas o que aconteceu com cada um deles?

Caio Tortamano Publicado em 11/08/2020, às 18h00

Pôster do filme Uma Nova Esperança
Pôster do filme Uma Nova Esperança - Divulgação

1. Luke Skywalker (Mark Hamill)

O protagonista da trilogia original de Star Wars é um jovem fazendeiro do distante planeta de Tatooine, que tem o sonho de se tornar um cavaleiro Jedi. O responsável por viver essa popular aventura foi o ator Mark Hamill, que até então não tinha tido nenhum trabalho de destaque a não ser um pequeno papel em uma novela da televisão americana.

Mark Hamill durante gravações de Star Wars e hoje em dia / Crédito: Wikimedia Commons

 

Hamill, bem como a maioria das pessoas envolvidas na produção, não podia contar com o estrondoso sucesso comercial, cultural e cinematográfico que a franquia iria se tornar. Quanto às atuações, foram poucos os papéis notórios do artista além de Skywalker, mas foi um importante dublador, sendo a voz de personagens como o Coringa em diversas oportunidades entre videogames e desenhos.

2. Harrison Ford (Han Solo)

O incorrigível mercenário Han Solo foi interpretado pelo há pouco tempo marceneiro, Harrison Ford. Ford encontrou nessa profissão um trabalho mais certeiro e seguro do que a atuação, mas depois de conseguir um papel em um filme de George Lucas, a amizade com o diretor de Star Wars e sua competência lhe faziam a pessoa certa para isso.

Harrison Ford como Han Solo e durante painel da Comic Con em 2015 / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

 

Ford foi um dos atores que mais teve papéis notórios após Star Wars, estrelando a também icônica saga de Indiana Jones, como o arqueólogo aventureiro, e Blade Runner, como o caçador de andróides Deckard — ambos verdadeiros clássicos do cinema. O ator ainda é uma das caras mais conhecidas de Hollywood

3. Carrie Fisher (Princesa Leia Organa)

Filha da atriz Debbie Reynolds, Carrie seguiu os passos da mãe, especialmente se dedicando a filmes de comédia no início de sua carreira. Porém, como todos os outros atores, foi com Star Wars que o patamar e o reconhecimento iriam mudar drasticamente. Fisher é a Princesa Leia, figura líder da Aliança Rebelde, mas também membro do Senado Imperial.

Carrie Fisher em 1978 (esq.) e 2013 / Crédito: Wikimedia Commons

 

A atriz teve a vida marcada por algumas polêmicas acerca de sua vida íntima, como o fato de ter admitido o uso frequente de cocaína e remédios, além de ter sido diagnosticada com transtorno bipolar.

Porém, os últimos anos de sua vida foram marcados pela volta por cima que deu em sua carreira, tendo se dedicado a causas sociais na última década, como direitos femininos, causas LGBT, entre outros. A morte da atriz, enquanto estrelava os telões novamente como Leia, em Star Wars, foi impactante e inesperada, afetando até sua mãe, que morreu dias depois.

4. Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi)

Kenobi era um Jedi que iria guiar Luke pelo caminho da Força, e a experiência que o líder teria que passar dependia de um ator renomado para o papel. Fugindo da lógica utilizada com outros personagens, Guinness era um ator conhecido vencedor de Oscar, que dava muita credibilidade ao filme.

Alec como Obiwan / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

 

Já conhecido pelos mais velhos, Alec conseguiu em Star Wars uma visibilidade com um público extremamente jovem. Com o dinheiro que conseguiu pelos direitos de imagem e publicidade com Star Wars, o britânico se deu o direito a trabalhar somente com os papéis que acreditassem ser de seu gosto, razão para terem sido poucos os trabalhos que realizou ao final da trilogia. Alec faleceu em 2000, aos 86 anos de idade.

5. Anthony Daniels (C3-PO)

O carismático andróide poliglota é digno das melhores obras de ficção científica, gênero que o ator repugnava antes de conseguir o papel como o personagem. Daniels era um ator inexperiente, que tinha acabado de começar sua carreira artística e foi convidado a conhecer George Lucas para uma audição para o papel, a partir desse momento sua vida mudou drasticamente.

Anthony Daniels com sua roupa de C3-PO / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

 

Curiosamente, após os três primeiros filmes da série Star Wars, Anthony não trabalhou em muitas outras coisas senão como o dróide. Por fazer o filme todo coberto pela fantasia, era da intenção dos produtores colocar um dublador famoso para ser a voz do robô (assim como Darth Vader), mas acabaram optando pelo próprio ator na função.

6. Kenny Baker (R2-D2)

Muita gente não sabe, mas o dróide mecânico portador da mensagem de Leia para Obi-Wan era interpretado por um homem com nanismo dentro da simpática fantasia. Kenny Baker estrelava uma peça teatral cômica quando ficou sabendo das audições de um filme de ficção científica precisando de uma pessoa extremamente baixa para o papel.

Kenny ao lado de sua fantasia em 1979 e em 2005 / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons

 

Assim que entrou na audição, Lucas afirmou que ele iria servir para o papel, já que tinha sido o mais baixo até então a fazer o teste. A princípio, Kenny recusou com receio de quebrar a parceria que tinha com o ator Jack Purvis — co-protagonista na peça teatral cômica—, especialmente depois de terem chegado à final de um show de talentos televisionado no Reino Unido, mas acabou aceitando. Baker faleceu em 2016, a tempo de participar presencialmente da estreia de Star Wars: O Despertar da Força.

7. Peter Mayhew (Chewbacca)

O fiel parceiro de Han Solo foi interpretado por Mayhew, um homem de 2 metros e 21 centímetros que cabia tanto no papel de Darth Vader como Chewbacca, o ator preferiu fazer o peludo e alto wookie por querer interpretar um mocinho. Antes de conseguir o papel, Peter trabalhava na radiologia de um hospital na Inglaterra.

Peter em 1977 e em 2015 / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons

 

O personagem caiu nas graças do público, especialmente pelo grande coração que tinha. Assim como Daniels, os trabalhos seguintes em atuação se limitaram a interpretar os personagens em outras versões de Star Wars, como continuações e especiais para televisão. Mayhew veio a falecer em 2019 por conta de um ataque cardíaco aos 74 anos.


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

George Lucas: uma vida, de Brian Jay Jones (2017) - https://amzn.to/2Tp7r5q

Você Conhece Steven Spielberg?, de Stephanie Spinner e Daniel Mather (2015) - https://amzn.to/3cqH3B9

Tudo sobre cinema, de Philip Kemp (2011) - https://amzn.to/3arsQ5b

STAR WARS: DARK EDITION: Edição épica para uma saga eterna!, de George Lucas e Donald Glut (2019) - https://amzn.to/2VFvpfE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W