Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Star Wars Day: Veja o que aconteceu com o elenco do primeiro filme 44 anos depois

Em 1977, o episódio 4: “Uma Nova Esperança” foi lançado. Desde então, Star Wars se tornou uma das maiores franquias do cinema. Mas o que aconteceu com seu elenco?

Caio Tortamano/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 04/05/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Star Wars: A New Hope (1977) - Divulgação
Cena de Star Wars: A New Hope (1977) - Divulgação

Hoje, 4 de maio, fãs do mundo inteiro celebram o Star Wars Day. A data foi definida por um trocadilho com a icônica frase “Que a Força esteja com você”. Em inglês, a citação seria “May the Force be with you”, assim, era comum que muitos fizessem uma brincadeira com “May the fourth be with you” (“Que o 4 de maio esteja com você”, em tradução literal). 

As comemorações do Star Wars Day começaram em 2011, em um evento realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Na ocasião, aficionados pela saga de George Lucas se reuniram no Cinema Subterrâneo de Toronto para participarem de festividades que incluía a exibição de filmes, uma Game Show de perguntas e outras atividades, como explica matéria da Forbes.  

Pôster do filme Uma Nova Esperança/ Crédito: Divulgação

Hoje, a franquia conta com livros, séries, brinquedos, objetos de decoração e todo o tipo de coisa que se possa imaginar, mas tudo isso começou em 1977, há 44 anos, quando o episódio 4: “Uma Nova Esperança” foi lançado.  

Mas o que aconteceu com os atores do primeiro filme após todos esses anos? Confira nossa lista e descubra! 

1. Luke Skywalker (Mark Hamill)

O protagonista da trilogia original de Star Wars é um jovem fazendeiro do distante planeta de Tatooine, que tem o sonho de se tornar um cavaleiro Jedi. O responsável por viver essa popular aventura foi o ator Mark Hamill, que até então não tinha tido nenhum trabalho de destaque a não ser um pequeno papel em uma novela da televisão americana, como explica o The Mirror.

Mark Hamill durante gravações de Star Wars e hoje em dia / Crédito: Wikimedia Commons

Hamill, bem como a maioria das pessoas envolvidas na produção, não podia contar com o estrondoso sucesso comercial, cultural e cinematográfico que a franquia iria se tornar. Quanto às atuações, foram poucos os papéis notórios do artista além de Skywalker.

Porém, ele foi um importante dublador, sendo a voz de personagens como o Coringa em diversas oportunidades entre videogames e desenhos, como explica o Moviepilot. Atualmente, Mark está com 69 anos.


2. Harrison Ford (Han Solo)

O incorrigível mercenário Han Solo foi interpretado pelo icônico ator Harrison Ford. Antes da atuação, no entanto, Ford trabalhava como marceneiro e, inclusive, chegou a fazer um trabalho para o cantor brasileiro Sergio Mendes, como relata matéria do El País. 

Harrison encontrou nessa profissão um trabalho mais certeiro e seguro do que a atuação, mas depois de conseguir um papel em um filme de George Lucas, a amizade com o diretor de Star Wars e sua competência lhe abriram muitos caminhos em Hollywood.

Harrison Ford como Han Solo e durante painel da Comic Con em 2015 / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

Ford foi um dos atores que mais teve papéis notórios após Star Wars, estrelando a também icônica saga de Indiana Jones, como o arqueólogo aventureiro; e o futurista Blade Runner, como o caçador de andróides Deckard — ambos verdadeiros clássicos do cinema. Harrison tem 78 anos.


3. Carrie Fisher (Princesa Leia Organa)

Filha da atriz Debbie Reynolds, Carrie Fisher seguiu os passos da mãe, especialmente se dedicando a filmes de comédia no início de sua carreira, como explica matéria da Vanity Fair.

Porém, como todos os outros atores, foi com Star Wars que o patamar e o reconhecimento iriam mudar drasticamente. Fisher está eternizada por dar vida à Princesa Leia, figura líder da Aliança Rebelde, mas também membro do Senado Imperial; e irmã de Luke Skywalker.

Carrie Fisher em 1978 (esq.) e 2013 / Crédito: Wikimedia Commons

A atriz teve a vida marcada por algumas polêmicas acerca de sua vida íntima, como o fato de ter admitido o uso frequente de cocaína e remédios, além de ter sido diagnosticada com transtorno bipolar, como relata matéria do Psychology Today.

Porém, os últimos anos de sua vida foram marcados pela volta por cima que deu em sua carreira, tendo se dedicado a causas sociais na última década, como direitos femininos, causas LGBT, entre outros, como explica o The Independent.

Carrie faleceu em 27 de dezembro de 2016, aos 60 anos, enquanto estrelava os telões novamente como a princesa Leia. Segundo o The Guardian, a perda foi tão impactante e inesperada, que afetou até mesmo sua mãe, que morreu dias depois.


4. Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi)

Kenobi era um Jedi que iria guiar Luke pelo caminho da Força e a experiência que o líder teria que passar dependia de um ator renomado para o papel. Fugindo da lógica utilizada com outros personagens, Guinness era um ator conhecido vencedor de Oscar — em 1957 por seu papel em 'A Ponte do Rio Kwai' —, o que dava muita credibilidade ao filme.

Alec como Obiwan / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

Já conhecido pelos mais velhos, Alec conseguiu em Star Wars uma visibilidade com um público extremamente jovem. Com o dinheiro que conseguiu pelos direitos de imagem e publicidade com o filme de George Lucas, o britânico se deu o direito a trabalhar somente com os papéis que acreditassem ser de seu gosto, conforme explica em sua biografia 'Blessings in Disguise'. Por conta disso, ele apareceu em poucas produções após sua participação na franquia.

Alec faleceu em 2000, aos 86 anos de idade. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em fevereiro daquele ano e um quadro de câncer de fígado foi identificado dois dias antes dele morrer, conforme aponta o The Telegraph.


5. Anthony Daniels (C3-PO)

O carismático andróide poliglota é digno das melhores obras de ficção científica, gênero que o ator repugnava antes de conseguir o papel como o personagem, como aponta matéria da BBC.

Daniels era um ator inexperiente, que tinha acabado de começar sua carreira artística e foi convidado a conhecer George Lucas para uma audição para o papel. A partir desse momento sua vida mudou drasticamente.

Anthony Daniels com sua roupa de C3-PO / Crédito: IMDb / Wikimedia Commons

Curiosamente, após os três primeiros filmes da série Star Wars, Anthony não trabalhou em muitas outras coisas senão como o dróide; inclusive, ele é o único ator a aparecer em todos os filmes da saga, como relata matéria do Vulture.

Por fazer o filme todo coberto pela fantasia, era da intenção dos produtores colocar um dublador famoso para ser a voz do robô (assim como Darth Vader), mas acabaram optando pelo próprio ator na função. Atualmente, Anthony Daniels está com 75 anos.


6. Kenny Baker (R2-D2)

Muita gente não sabe, mas o dróide mecânico portador da mensagem de Leia para Obi-Wan era interpretado por um homem com nanismo dentro da simpática fantasia. Kenny Baker estrelava uma peça teatral cômica quando ficou sabendo das audições de um filme de ficção científica precisando de uma pessoa extremamente baixa para o papel.

Kenny ao lado de sua fantasia em 1979 e em 2005 / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons

Assim que entrou na audição, Lucas afirmou que ele iria servir para o papel, já que tinha sido o mais baixo até então a fazer o teste. Porém, como explica matéria da CNN, a princípio, Kenny recusou a vaga com receio de quebrar a parceria que tinha com o ator Jack Purvis — co-protagonista na peça teatral cômica—, especialmente depois de terem chegado à final de um show de talentos televisionado no Reino Unido, mas acabou cedendo e participou de diversos filmes da saga.

Kenny Baker faleceu em 2016, aos 81 anos, a tempo de participar presencialmente da estreia de Star Wars: O Despertar da Força, em 17 de dezembro de 2015. Segundo sua sobrinha, Abigail Shield, relatou à CNN, Baker esteve doente durante anos com problemas pulmonares.


7. Peter Mayhew (Chewbacca)

O fiel parceiro de Han Solo foi interpretado por Peter Mayhew, um homem de 2 metros e 21 centímetros que cabia tanto no papel de Darth Vader como Chewbacca. Porém, o ator preferiu fazer o peludo e alto wookie por querer interpretar um mocinho, como explica o The Times. Antes de conseguir o papel, Peter trabalhava na radiologia de um hospital na Inglaterra, complementa o jornal britânico.

Peter em 1977 e em 2015 / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons

O personagem caiu nas graças do público, especialmente pelo grande coração que tinha. Assim como Daniels, os trabalhos seguintes em atuação se limitaram a interpretar os personagens em outras versões de Star Wars, como continuações e especiais para televisão. Mayhew veio a falecer em 2019, aos 74 anos, por conta de um ataque cardíaco.


++ Saiba mais sobre o universo de Star Wars através de grandes obras disponíveis na Amazon:

George Lucas: uma vida, de Brian Jay Jones (2017) - https://amzn.to/2Tp7r5q

Você Conhece Steven Spielberg?, de Stephanie Spinner e Daniel Mather (2015) - https://amzn.to/3cqH3B9

Tudo sobre cinema, de Philip Kemp (2011) - https://amzn.to/3arsQ5b

STAR WARS: DARK EDITION: Edição épica para uma saga eterna!, de George Lucas e Donald Glut (2019) - https://amzn.to/2VFvpfE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W