Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família Real Britânica

Gafe e protocolos: Como foi o primeiro encontro de Michelle Obama com a Rainha Elizabeth II

Através do livro ‘Minha História’ a Ex-primeira-dama dos Estados Unidos deu detalhes do que aconteceu na curiosa ocasião. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 04/02/2021, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Respectivamente: Rainha Elizabeth II, Barack Obama, Michelle Obama e Príncipe Philip, em 2016 - Getty Images
Respectivamente: Rainha Elizabeth II, Barack Obama, Michelle Obama e Príncipe Philip, em 2016 - Getty Images

No ano de 2009, Barack Obama, assumiu o cargo de maior importância dos Estados Unidos, sendo eleito o primeiro presidente negro de seu país. Ao lado do político, sua esposa Michelle Obama, também virou símbolo do governo.

Ao se tornar presidente, Barack assumiu imensas responsabilidades, que incluíam inclusive eventos diplomáticos com líderes de outros países. Sem dúvidas, o encontro com a Rainha Elizabeth II continua sendo um dos mais esperados pelos políticos, já que a mulher está no trono do Reino Unido há 68 anos.

Fotografia de Barack e Michelle Obama / Crédito: Wikimedia Commons

Não à toa, Michelle estava nervosa para se reunir pela primeira vez com a monarca, o evento ficou marcado para sempre na memória da norte-americana, que deu detalhes sobre o ocorrido em seu livro intitulado 'Minha História', lançado em 2018.

Nervosismo

De acordo com uma reportagem publicada em 2018 pela Revista L'Officiel Brasil, em sua autobiografia — que foi a mais vendida dos Estados Unidos em 2018 — a Ex-primeira-dama relembrou a primeira vez que esteve frente a frente com a rainha, no Palácio de Buckingham, em 2009.

Na obra, Michelle revela que além da pressão para o encontro, ela também estava preocupada em se lembrar de todos os protocolos que envolvem a Família Real. “Eu estava com todo esse protocolo na minha cabeça, e eu ficava tipo ‘não caia nessas escadas e não toque em ninguém, independente do que aconteça’”, escreveu.

Imprevistos acontecem

A mulher relata que no mesmo momento em que estava repleta de preocupações, a rainha falou com ela: ‘entre, sente-se em qualquer lugar’, disse Lilibeth para Michelle. Na ocasião, a norte-americana acabou se esquecendo de todas as regras impostas e acidentalmente cometeu uma gafe.

Segundo revelado no livro, a esposa de Barack abraçou a rainha ao cumprimentá-la. Quando percebeu o ocorrido, a advogada e escritora ficou sem graça, mas, surpreendentemente foi consolada pela monarca.

Respectivamente: Príncipe Philip, Rainha Elizabeth II, Barack Obama e Michelle Obama, em encontro no dia 22 de abril de 2016

Na ocasião, Elizabeth II disse para a então primeira-dama que não havia motivos para se preocupar com os protocolos reais “Ah, é tudo besteira, é só entrar”, afirmou a rainha da Inglaterra. Ao contar a história, Michelle relata: “Eu toquei nela. Antes de todas essas lições sobre protocolo, eu sou humana”.

Em sua obra, a mulher aproveitou o momento em que decidiu falar sobre a primeira reunião com os membros da Família Real, para revelar que ainda tem certa dificuldade de confiar em si mesma:

“Eu ainda tenho uma pequena síndrome de impostor, nunca desaparece. Não vai embora a sensação de que vocês não deveriam me levar tão a sério”, escreveu.

Relação entre elas

Em ‘Minha História’, a Ex-primeira-dama também revela a admiração que ela e sua família nutrem pela monarca. A norte-americana descreve ElizabethII como uma mulher “inteligente, engraçada e sincera”.

De acordo com Michelle, seu marido possui grande afeição pela rainha. Ela afirma que Barack sempre se lembra de sua avó Toot, ao se encontrar com a soberana inglesa.

Ao longo do período em que Obama governou, o homem e sua família tiveram diversos encontros com a rainha, acredita-se que os eventos se tornaram mais tranquilos para Michelle ao longo do tempo.


++Saiba mais sobre o tema através das grandes obras disponíveis na Amazon:

Minha História, Michelle Obama (2018) - https://amzn.to/39KFNt2

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du