Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Griselda

Griselda: Personagem de Karol G existiu na vida real?

Griselda, nova série da Netflix, retrata como a 'rainha da cocaína' contou com ajuda de prostitutas para contrabandear cocaína

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 30/01/2024, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karol G como Carla (à esqu.) e Sofía Vergara como Griselda (à dir.) - Divulgação/Netflix
Karol G como Carla (à esqu.) e Sofía Vergara como Griselda (à dir.) - Divulgação/Netflix

Dona de um império de cocaína, Griselda Blanco se tornou um dos nomes mais famosos na história do contrabando de drogas para os Estados Unidos.

Entre os anos 70 e 80, ela criou rotas para facilitar a entrada de cocaína através de Miami, que se tornou seu verdadeiro império de drogas. Agora essa história eletrizante inspirou Griselda, série da Netflix que já se encontra no top 10 das mais assistidas.

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", explica a sinopse da Netflix. 

Alerta spoiler!

Com Sofía Vegara no papel principal, a série marcou a estreia de Karol G como atriz. Cantora e compositora colombiana, Carolina Giraldo Navarro, conhecida mundialmente pelo apelido, interpreta a personagem Carla. 

Ao lado de outras prostitutas, Carla ajuda Griselda a contrabandear drogas para os Estados Unidos. Bolsos costurados nas roupas íntimas dessas mulheres permitiram levar cocaína para as terras do Tio Sam. Ao decorrer dos episódios, a personagem de Karol G se torna uma grande confidente de Blanco.

"Nós a admiramos tremendamente, ela [Karol G] é uma mulher empoderada. Então eu pensei, 'OK, mas que personagem ela pode interpretar? Ela nunca atuou antes, embora seja uma artista incrível'. Então, demos um papel que acho que foi o equilíbrio certo para ela", explicou Andrés Baiz, diretor e produtor executivo da série ao Today. Ele também disse que a artista foi "super profissional, super gentil e muito divertida de trabalhar e com muita energia".

A personagem Carla em 'Griselda' - Divulgação/Netflix

Inspiração

Como a série mistura fato e ficção, muitos podem se perguntar se a personagem Carla existiu na vida real. Bom, a personagem de Karol G não é baseada em uma pessoa específica. 

Ao conversar com o Today, Andrés Baiz explicou que a participação de mulheres no contrabando para Blanco é real, no entanto, Carla não passa de ficção.

Porque [Griselda] já foi prostituta, esse era o passado dela, ela tinha todos esses amigos", afirmou Baiz"Então essa parte é verdade, mas não essa personagem em si". 

Durante entrevista à Billboard, em 2022, a cantora disse que o papel é ótimo, pois, permitiu um desenvolvimento do personagem.

"[Carla] é uma personagem que evolui. Ela vê o que faz como um trabalho, mas também como uma forma de manter a família, e ela é durona! Ela atinge outro nível", disse a artista.