Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Griselda

Griselda: Veja o que aconteceu com Chucho, matador da 'rainha da cocaína'

Nova série da Netflix retrata a ascensão e queda de Griselda Blanco, mulher que ficou conhecida como 'rainha da cocaína'

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 01/02/2024, às 20h15 - Atualizado em 05/02/2024, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na ficção: Chucho (á esqu.) e Griselda (à dir.) - Divulgação/Netflix
Na ficção: Chucho (á esqu.) e Griselda (à dir.) - Divulgação/Netflix

Mais de 12 anos após a morte, o nome Griselda Blanco voltou a repercutir nas redes sociais. Conhecida como 'rainha da cocaína', ela foi pioneira ao idealizar rotas de tráfico em Miami, nos Estados Unidos, que seriam utilizadas no futuro por cartéis colombianos. 

Com uma reputação marcada por assassinatos de inimigos e cocaína, Blanco era movida pela sede de poder e dinheiro. Agora, sua trajetória é retratada em 'Griselda', série da Netflix que mistura fato e ficção sobre os eventos que marcaram sua vida. 

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", destaca a sinopse da Netflix. 

Além da vida pública e íntima de Blanco, a série da Netflix não deixa de abordar os nomes que tiveram, de certa maneira, envolvimento com o seu império de pó. Um desses nomes é Jesus 'Chucho' Castro, que trabalhou como matador da traficante e presenciou o seu auge e a queda. 

Alerta spoiler!

Na série, após entrar em confusão com Dixon, um dos filhos da 'rainha da cocaína', Chucho é alvo de um atentado orquestrado por Griselda. Ao ser abordado por Rivi, outro capanga da traficante, ele é alvo de tiros, que resultam na morte de Johnny, filho de dois anos de Castro. 

Mas, assim como muitas séries baseadas em histórias reais, a produção conta com efeitos de dramatização, que envolve ficção. Como resultado, fica a pergunta: O que realmente aconteceu com Chucho após os eventos retratados na série da Netflix?

Assim como muitos fatos a respeito da vida de Griselda Blanco, a maneira como foi ordenada a morte de Chuco varia de uma fonte para outra.

Diferente história

No entanto, explica um artigo de 1982 do New York Times, a fúria da 'rainha da cocaína' contra Chucho teria ocorrido no momento em que ele não cumpriu uma ordem. Como resultado, Griselda o queria morto. 

Por outro lado, a trágica morte do filho de três anos do segurança de Blanco é verdadeira. Quando o corpo do pequeno Johnny foi deixado na igreja, as autoridades fizeram uma declaração pública: queriam saber quem foi o responsável. 

Assim, Chucho entrou em contato com George Cadavid, detetive na delegacia de homicídios de Miami. Além de detalhar como ocorreu a morte da criança, disse que buscava vingança.

O filho de Chucho retratado na série da Netflix /Crédito: Divulgação

"Seu filho estava dormindo em seu ombro", afirmou Cadavid, de acordo com o New York Times em 1982, "e quando o cara se inclinou para frente, o garoto levou dois tiros". 

Em entrevista à BBC News Mundo, José Guarnizo, jornalista e autor de "La Patrona De Pablo Escobar - Vida y Muerte De Griselda" ("A Patroa de Pablo Escobar - Vida e Morte de Griselda", em tradução livre), revelou o que aconteceu com o segurança de Blanco.

O jornalista, que vai lançar um segundo livro sobre a 'rainha da cocaína', explicou ao veículo que Chucho sobreviveu durante muito tempo. Ele faleceu apenas em 2019, após contrair covid. Janeth, esposa do ex-segurança de Blanco, ainda é viva.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!