Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Michael Myers

Halloween: O vilão Michael Myers é inspirado em uma história real?

Vilão da franquia 'Halloween', o assassino em série Michael Myers se tornou uma das mais famosas figuras da cultura pop

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 12/03/2024, às 14h00 - Atualizado em 16/03/2024, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Michael Myers - Divulgação
O personagem Michael Myers - Divulgação

Lançado em 1979, "Halloween - A Noite do Terror" se tornou um dos mais famosos filmes do gênero terror. Ao longo de 13 filmes, o público acompanha a história de uma cidade pacata que é aterrorizada toda noite de Halloween pelo assassino em série Michael Myers.

O último longa-metragem da franquia, 'Halloween Ends', lançado em 2022, foi adicionado ao catálogo da plataforma de streaming Neflix e já é um dos mais assistidos por brasileiros. Após uma longa perseguição, a personagem Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) se livrou do psicopata.

Com a onda de filmes e séries true crime, muitos podem se perguntar se o personagem interpretado por James Jude Courtney é baseado em uma história real.

Bom, os eventos retratados nos filmes, assim como o assassino, são totalmente fictícios. Entretanto, existe uma inspiração verdadeira para a criação de Michael Myers.

Inspiração

John Carpenter, o diretor e também co-roteirista do primeiro filme, revelou que uma experiência da vida real o inspirou na composição do assassino em série da ficção. Em 'Cut Above the Rest', um documentário sobre a franquia, lançado em 2003, Carpenter relembrou seus tempos na Universidade Western Kentucky.

Tive uma aula - psicologia ou algo assim - e visitamos uma instituição mental", disse ele, como repercutido pela Esquire. "Visitamos os pacientes mais graves, com doenças mentais. E tinha um garoto, ele devia ter 12 ou 13 anos e literalmente tinha essa aparência".

Ele disse que o adolescente apresentava um rosto pálido e "sem emoção". Além disso, ele tinha olhos escuros, descritos pelo diretor como 'olhos do diabo'. "(...) O que estava por trás dos olhos dos meninos era pura e simplesmente malvado", disse ele.

No momento em que foi chamado por Irwin Yablans, produtor de cinema, com a ideia de criar um filme de terror que se passa na noite de Halloween, Carpenter logo recordou o menino que viu na instituição.

O vilão Michael Myers na franquia 'Halloween' - Divulgação

"Foi perturbador para mim, foi a coisa mais assustadora que eu já vi como um estranho", afirmou ele no documentário.

Se você é fã da franquia, já deve ter notado que alguns sites afirmam que o serial killer da ficção seria inspirado nos crimes de Stanley Stiers, entretanto, não existem fatos que sustentem essa história, que também não é mencionada no documentário sobre o filme.