Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Leopoldina de Bragança: 5 fatos sobre a filha não tão conhecida de Dom pedro II

Desde a criação até a trágica morte; apesar de pouco lembrada, a vida de Leopoldina foi decisiva para a família imperial

Caio Tortamano Publicado em 26/07/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leopoldina de Bragança - Wikimedia Commons
Leopoldina de Bragança - Wikimedia Commons

1. Infância e educação

Em homenagem à avó paterna, Leopoldina recebeu esse nome e foi batizada, curiosamente, em 7 de setembro de 1847 — dia em é comemorada a Independência do país. Tanto ela como sua irmã mais velha, Isabel, tinham uma educação rigorosa, dada pela condessa de Barral.

As meninas frequentavam aulas seis dias por semana e só poderiam receber visitas aos domingos — assim como comparecer a eventos. Entre as matérias curriculares estavam seis línguas diferentes (francês, inglês, italiano, alemão, latim e grego), além de habilidades artísticas como desenho, pintura e piano.

2. Renúncia

Ao atingir a idade adulta, Dom Pedro II começou a buscar pretendentes reais para suas filhas, chegando ao Duque de Saxe para sua filha mais nova. Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota era um nobre alemão, assim fazendo que Leopoldina deixasse a realeza brasileira, assumindo o título de Duquesa de Saxe. Com isso, havia somente Isabel na linha de sucessão real, que ainda não tinha nenhum filho homem que pudesse dar continuidade à realeza.

3. Troca de maridos

Contrariando a tendência da época, Dom Pedro II já se mostrava uma pessoa aberta a ideais mais modernos. Ele entendia que as suas filhas deveriam ter total escolha sobre com quem elas viriam a se casar. Depois de ter a proposta negada por Pedro, duque de Penthièvre, e Filipe, Conde de Flandres (filho de Leopoldo I da Bélgica), o imperador brasileiro recorreu a suas duas outras opções, Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota e Gastão de Orléans, Conde d'Eu.

Leopoldina, Luís Augusto e o filho Pedro / Crédito: Wikimedia Commons

Pensando em casar Luís com Isabel e Gastão com Leopoldina, Pedro se surpreendeu quando os quatro finalmente se conheceram. Isso porque as duas filhas tiveram uma curiosa percepção, elas se apaixonaram justamente pelos parceiros opostos. Assim, Luís casou-se com Leopoldina enquanto Gastão se uniu com Isabel.

4. Filhos

Mais tarde, porém, a história da sucessão real seria reavivada pelos filhos do casal, Luís e Leopoldina. A Bragança engravidou pela primeira vez, mas infelizmente acabou sofrendo um aborto espontâneo, mas não demorou muito para que o primeiro filho do casal, Pedro Augusto surpreendesse os pais: ele era o pretendente ao trono.

Dom Pedro Augusto, Dom José e Dom Augusto Leopoldo, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

Além de Pedro Augusto, a ex-princesa voltava para o Brasil sempre perto do nascimento de algum filho, para que pudessem chegar ao mundo em terras tupiniquins. Assim foi com Augusto Leopoldo e José Fernando. O último filho do casal, quarto homem, foi o príncipe Luís Gastão, nascido na Áustria.

5. Doença e morte

A cidade austríaca de Viena, onde ela morava com o marido e os filhos, passou por um grave problema. A água fora contaminada, resultando na transmissão da febre tifoide na cidade, incluindo Leopoldina. No começo de 1871, a brasileira começou a apresentar sintomas de febre, problemas em seu intestino e manchas na pele. Ela passou a se sentir cada vez mais fraca.

Depois de um mês em sofrimento, começaram as alucinações e delírios, acompanhadas por convulsões severas. Com apenas 23 anos de idade, Leopoldina deixou para trás seu marido e quatro filhos no dia 7 de fevereiro de 1871. O imperador Francisco José I, da Áustria, declarou luto oficial de 30 dias, e o corpo da jovem foi enterrado na cripta de Santo Agostinho, em Coburgo, na Alemanha.


++Saiba mais sobre o Brasil Império através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

O Brasil Imperial (Vol. 1), de Keila Grinberg (2010) - https://amzn.to/2yXKnV8

O Castelo de Papel: Uma história de Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, e Gastão de Orléans, conde d'Eu eBook Kindle, de Mary del Priore (2013) - https://amzn.to/2xv4dXo

Nostalgia imperial: Escravidão e formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado eBook Kindle, de Ricardo Salles (2014) - https://amzn.to/2y7PuSB

Cidade febril: Cortiços e epidemias na corte imperial, de Sidney Chalhoub (2018) - https://amzn.to/2VSL7DW

Justiça Infame: Crime, Escravidão e Poder no Brasil Imperial, de Yuri Costa (2019) - https://amzn.to/2YoKpQv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W