Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

O cigarro que teria matado a Arquiduquesa: o triste fim de Mathilde da Áustria

Aos 18 anos, a vida da jovem pode ter sido interrompida inesperadamente de maneira brutal

Penélope Coelho Publicado em 02/07/2020, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A arquiduquesa Mathilde da Áustria - Wikimedia Commons
A arquiduquesa Mathilde da Áustria - Wikimedia Commons

A trajetória de Mathilde Marie Adelgunde Alexandra poderia ter sido comum como a de muitas outras jovens pertencentes à nobreza, entretanto, o espírito rebelde e aventureiro da adolescente mudou para sempre sua história — que terminou de maneira trágica e repentina.

Mathilde foi a segunda filha do arquiduque Karl Albrecht — conhecido por ser o duque de Teschen — e da princesa Hildegard, da Baviera. 

Perdas constantes

Nascida em 25 de janeiro de 1849, em Viena, capital da Áustria, Mathilde havia sofrido uma grande perda ainda muito nova — quando seu irmão caçula faleceu após o diagnóstico de varíola, aos 18 meses.

Sua outra irmã, Maria Theresia havia se casado com o duque Philipp de Württemberg, enquanto a jovem arquiduquesa da Áustria estava começando a pensar na possibilidade de um casamento.

Um primo distante de Mathilde teria demonstrado interesse no relacionamento e havia planejado pedir sua mão, contudo, o plano nunca se concretizou: a nobre estava destinada a se tornar rainha da Itália. A garota seria a futura esposa de Humberto I, a fim de melhorar a tensa relação entra a Áustria e Itália, porém, a união nunca aconteceu realmente.

Quando Mathilde tinha por volta de 15 anos, sua mãe precisou viajar até Munique, na Alemanha, para o funeral de um familiar, nesse trajeto a mulher adoeceu e sofreu de severas inflamações nos pulmões, resultando no seu falecimento pouco tempo depois.

Enfrentar a perda de tantas pessoas importantes em sua vida era um verdadeiro obstáculo para a jovem, além disso, a rigidez em sua criação por parte de seu pai estava cada vez maior.

Fatídico dia

Túmulo de Mathilde da Áustria / Crédito: Wikimedia Commons

No dia 6 de junho do ano 1867, Mathilde e sua família estavam no palácio da imperatriz Sisi, grande amiga de longa data. Todos planejavam ir ao teatro naquela noite e a bela já estava arrumada para sair, usando um vestido feito de tule.

Quanto ao que aconteceu naquela noite que marcaria seu último dia com vida, o History of Royal Woman explica uma das histórias indica que antes de se dirigir até o local em que assistiria à peça, a arquiduquesa teria decidido fumar.

Quando percebeu que seu pai estava se aproximando, ela teria rapidamente escondindo o cigarro em suas costas. Seu vestido era de um tecido delicado demais o que provocou uma rápida combustão, fazendo com que a vestimenta inteira pegasse fogo, numa história também repercutida pelo Racked.

A jovem sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau por toda sua estrutura física. Pouco tempo depois, a nobre foi declarada morta, aos 18 anos de idade. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sissi: A imperatriz solitária, de Allison Pataki (2016) - https://amzn.to/37Q4bWU

Breve Historia del Imperio Austrohungaro, de Carmen Moreno Minguez (2015) - https://amzn.to/2RIxN2K

História Viva. Tudors. A Verdadeira História de Uma Dinastia Gloriosa,  de Jane Bingham - https://amzn.to/36eyOVB

The Hidden Lives of Tudor Women – A Social History, de Elizabeth Norton - https://amzn.to/31V6tjG

As seis mulheres de Henrique VIII, de Antonia Fraser - https://amzn.to/2Woaz2y

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du