Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Manobras do Destino

Manobras do Destino: Veja o que aconteceu com atleta da vida real que inspirou o filme

Manobras do Destino apresenta uma emocionante história de superação de uma das maiores estrelas do BMX

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/11/2023, às 12h16 - Atualizado às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Buultjens e Shane Graham como John - Arquivo pessoal e Divulgação / GloboPlay
John Buultjens e Shane Graham como John - Arquivo pessoal e Divulgação / GloboPlay

Nesta quarta-feira, 8, será exibido na Sessão da Tarde, da TV Globo, o filme ‘Manobras do Destino’, que chamou atenção do público ao contar uma história comovente, centrada em um garoto que encontrou a coragem em sua bicicleta para superar desafios pessoais e transformar a vida.

A trama do longa gira em torno de um jovem, que enfrenta uma série de adversidades em sua vida. Assim, é apresentada a jornada de autodescoberta e superação, à medida que ele utiliza sua bicicleta como um meio de escapar das dificuldades que o cercam.

O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que o longa foi inspirado em uma história real, a de John Buultjens, estrela do BMX. Conheça a história do astro do esporte que teve sua vida retratada em filme.

Quem é John Buultjens?

A história de John é uma jornada inspiradora de superação e sucesso que o levou de um início difícil em Drumchapel, Glasgow, a se tornar um renomado nome no mundo do BMX e do cinema. Sua vida, marcada por desafios desde tenra idade, é um testemunho de determinação e amor.

John Buultjens quando criança - Crédito: Arquivo pessoal

Sua infância foi marcada por violência e abuso, no entanto, um evento antes do Natal do ano de 1979 mudou sua vida para sempre. Aos sete anos, John tentou proteger sua mãe de seu pai abusivo e, como resultado, foi levado para cuidados de acolhimento. Mais tarde, ele descobriu que sua mãe havia alertado a polícia e os serviços sociais sobre a situação insustentável.

Família adotiva

John encontrou uma nova família em Marianna e Eldridge Buultjens. Embora tenha lutado com a diferença racial entre ele e seu pai adotivo, logo percebeu o amor genuíno de sua nova família.

Mas ver como um ser humano que não era meu parente de sangue poderia me amar do jeito que ele ama, esse foi o ponto de virada. Levei cerca de seis meses”, disse ele em uma entrevista à BBC, feita em 2017.
John Buultjens e seu pai adotivo - Crédito: Arquivo pessoal

Momento da virada

O momento crucial que mudou a vida de John ocorreu quando ele tinha 10 anos, ao assistir ao filme "ET, o Extraterrestre", que o apresentou ao mundo das bicicletasBMX. Essa descoberta desencadeou sua paixão pelo esporte, que viu como fuga e uma forma de liberdade imediata.

A família de John se mudou para Dundee em 1986, onde ele continuou a se dedicar ao BMX, competindo em todo o mundo. A falta de recursos financeiros não o impediu, pois, sua paixão, determinação e amor pelo esporte o impulsionaram.

Aos 20 e poucos anos, John imigrou para a Austrália e se envolveu em vários trabalhos, incluindo atuação. Ele continuou a seguir sua paixão pelo BMX e se tornou um colecionador e restaurador de bicicletas clássicas, com destaque para a marca Haro.

Inspiração do filme

Há cinco anos, John se mudou para os Estados Unidos, onde sua incrível história de vida chamou a atenção de Hollywood. Uma versão cinematográfica de sua vida foi produzida na Califórnia, com Ludacris, o renomado rapper e ator, interpretando o papel de seu pai adotivo.

John Buultjens com Sasha Alexander e Ludacris, atores do filme 'Manobras do Destino' - Crédito: Arquivo pessoal

John desempenha seu próprio pai biológico no filme, uma figura com quem ele não conseguiu se reconciliar da mesma maneira que fez com sua mãe biológica. No entanto, vinte e três anos após ter sido deixado sob os cuidados de outros, John procurou sua mãe, Margaret Craig, para expressar seu entendimento e gratidão por sua decisão.

A história de John é um testemunho de resiliência e superação, destacando como o esporte e a determinação podem transformar uma vida, independentemente das adversidades enfrentadas.