Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Splash

Splash: Clássico da Sessão da Tarde teria final que não agradaria o público

O clássico 'Splash' estrelado por Tom Hanks tinha final original muito diferente do atual que precisou ser alterado

Redação Publicado em 23/10/2022, às 13h39 - Atualizado em 08/12/2022, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Tom Hanks como Allen Bauer e Daryl Hannah como Madison - Divulgação / Touchstone Pictures
Imagem de Tom Hanks como Allen Bauer e Daryl Hannah como Madison - Divulgação / Touchstone Pictures

Estrelado por Tom Hanks e Daryl Hannah, a comédia romântica de 1983, 'Splash', sucesso da Sessão da Tarde,  quase teve um final inimaginável que poderia não agradar o público. Os protagonistas do longa que introduziu na indústria cinematográfica dois grandes nomes, poderiam ter se separado. 

'Splash' narra a história de Allen Bauer, vivido porTom Hanks. Ele se reencontra com uma sereia que o resgatou de um afogamento quando menino em Cape Cod. Anos depois ele retorna ao mesmo local e é salvo novamente pela misteriosa Madison, vivida por Daryl Hannah.

Imagem de Tom Hanks como Allen Bauer e Daryl Hannah como Madison / Divulgação / Touchstone Pictures

Depois do reencontro, Madison decide procurar por Allen na cidade de Nova York. Pernas brotam assim que sua cauda seca. Allen tem uma paixão à primeira vista pela mulher e então eles precisam manter a relação em segredo, no entanto, todos a perseguem na tentativa d  provar que a Madison, na verdade, é uma sereia.

O filme foi um grande sucesso, sendo até mesmo indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro e no Brasil, protagonizou muitas edições da Sessão da Tarde. Criada por Brian Grazer, a história passou por muitas alterações até chegar em sua versão final. 

Grazer era um advogado que trabalhava na Warner Bros. nos anos 70, mas decidiu seguir carreira em Hollywood. Ele teve a ideia de criar 'Splash', depois que foi expulso do escritório do lendário executivo de cinema Lew Wasserman, como repercutido pelo Vintage News.

A ideia inicialmente não chamou a atenção, e Grazer precisou fazer diversas alterações no roteiro para que ela pudesse ser vendida. Após mudar toda a abordagem da história, a ideia passou, finalmente, a ser mais notada.

Junto de Lowell Ganz e Babaloo Mandel, escritores que desenvolveram o roteiro, ele inicialmente escreveu a narrativa da perspectiva da sereia, mas decidiram mudar de ideia e centrar-se na perspectiva do homem, o que fez com que enxergassem maior oportunidade de bilheteria. E deu mesmo certo.

Suposto final

Com direção de Ron Howard, o filme entrou em produção, mas com um empecilho que deixou a Walt Disney Productions cautelosa, já que circulavam rumores de que outro filme de sereia já estava em andamento. 

A Walt Disney Productions planejava lançar o Touchstone Studios, seu novo estúdio de produção, com 'Splash'. Para isso, Howard precisou prometer lançar o projeto antes que o outro filme de sereia estreasse.

Imagem de Tom Hanks como Allen Bauer e Daryl Hannah como Madison / Reprodução / Vídeo 

A ansiedade para terminar a produção no tempo e dentro do orçamento previsto, na verdade, foi desnecessário, já que o concorrente, na verdade, nunca foi concluído. Terminadas as filmagens, faltavam apenas os testes de tela para que Splash fosse lançado.

O final original da trama é praticamente inimaginável hoje, já que nesse quase possível encerramento, o casal termina separado. Nele, Madison retorna ao mar enquanto Allen permanece em terra sem ter mais contato com seu amor.

O suposto final teve de ser descartado e decisão partiu da opinião das esposas de todos os homens envolvidos no longa, que alegaram odiar o fim.

História nas telas!

Também baseado em fatos históricos e com temática de guerra, 'Nada de Novo no Front' é mais um lançamento de sucesso da Netflix. Baseado em um romance de sucesso, a história por trás do lançamento da obra no passado é tema do podcast 'Desventuras', apresentado pelo professor de História Vítor Soares.