Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Amy Winehouse

A melancólica história por trás da mais famosa tatuagem de Amy Winehouse

A bela tatuagem em seu braço direito foi feita logo após a cantora passar por uma perda impactante

Ingredi Brunato Publicado em 19/11/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando a icônica tatuagem de Amy Winehouse - Getty Images
Fotografia mostrando a icônica tatuagem de Amy Winehouse - Getty Images

Amy Winehouse foi uma incrível cantora britânica que fez grande sucesso internacional no início dos anos 2000. Ela se imortalizou na cultura pop devido à sua poderosa voz e seu estilo único, que incluía o cabelo frequentemente arrumado em um penteado volumoso e um delineado grosso decorando os olhos. 

Outra característica famosa da artista era a tatuagem de uma garota pin-up em seu braço direito. Muitas vezes, ao posar para fotos, Winehouse se posicionava de forma que a arte corporal fosse capturada pela câmera. Vale mencionar que, no total, ela tinha 14 tatuagens espalhadas pelo corpo. 

Conforme explicado por Henry Hate — o tatuador responsável pelo design —, em uma entrevista repercutida pelo The Mirror em 2020, o desenho representava a avó da cantora. 

Ela queria fazer uma tatuagem e queria que isso significasse, representasse e homenageasse sua avó, Cynthia", explicou ele. 

A familiar da cantora morreu em 2006 em decorrência de um câncer de pulmão. Na época, Amy trabalhava em seu segundo álbum, o lendário "Back to Black", e a perda foi um grande impacto, dado que ela era muito próxima de sua avó. Existem ainda aqueles que dizem que Cynthia era a única cujos conselhos a artista dava realmente ouvidos, segundo o veículo. 

Amy Winehouse em show de 2007 / Crédito: Getty Images 

Vendo uma foto de Cynthia bem jovem, ela era uma mulher muito atraente, que chamava a atenção. Ela [Amy] queria personificar isso de alguma forma como uma tatuagem, ela era muito específica. Acho que essa provavelmente era uma de suas tatuagens favoritas porque ela sempre a exibia em fotos, encolhendo os ombros", revelou Hate

O artista ainda relembrou um detalhe curioso daquele primeiro contato com a cantora. Quando ela chegou ao seu estúdio de tatuagem, trazia páginas rasgadas de uma revista pin-up para entregar a ele como inspiração para o design que queria, e, a princípio, o tatuador pensou que as imagens seriam de uma das revistas que ele próprio deixava nas bancadas da loja para clientes folhearem. 

Era uma segunda-feira, e por volta das 6 da tarde eu estava prestes a concluir as coisas e limpar o estúdio (...) Essa pequena mulher entrou no meu estúdio e estava rasgando as páginas de uma revista pin-up. Eu pensei que era minha! Eu totalmente fiquei bravo com ela!", contou. 

A seguir, Winehouse esclareceu que ela trouxe aquela revista de casa, assim resolvendo o mal-entendido. Mais tarde, ela e o tatuador acabariam, inclusive, se tornando amigos. 

Ídolo perdido 

Amy Winehouse em show de 2006 em Londres, Inglaterra / Crédito: Getty Images

Toda a família sabia que Cynthia era uma rocha para Amy, e certamente parece que Amy recorria a ela em busca de apoio e confiava nos conselhos dela", afirmou a psicóloga Honey Langcaster-James no documentário "13 momentos que mataram Amy Winehouse", exibido no Channel 5 da televisão britânica. 

Cinco anos mais tarde, em 2011, Winehouse morreu devido a uma intoxicação alcoólica. Ela tinha apenas 27 anos, mas já havia travado uma longa batalha com o vício em drogas e bebida àquele ponto de sua vida, inclusive passando por clínicas de reabilitação mais de uma vez.