Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Tanzânia

Na década de 60, um surto de risadas na Tanzânia afetou mulheres por mais de 2 anos

Na época, o episódio resultou em diversas teorias, todavia, a explicação foi muito mais racional do que era imaginado

Caio Tortamano Publicado em 11/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de pessoas rindo - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de pessoas rindo - Getty Images

Em 1962, em Tanganyika (hoje Tanzânia), 95 das 159 alunas de um internato no vilarejo de Kahasha começaram a rir compulsivamente durante horas, obrigando a escola a fechar para que a situação pudesse ser controlada.

Quase três meses depois, o internato foi reaberto, e não durou um mês para que o problema acontecesse novamente e fechasse as portas, dessa vez afetando outras 57 meninas. Se o problema fosse relacionado somente ao ambiente escolar, seria menos grave, poderia até se tratar de uma peça pregada pelas alunas, no entanto, foi percebido que afetava primeiro as adolescentes, depois suas mães, e em seguida outras parentes, todas eram mulheres.

Os surtos de risadas podiam durar horas, e até mesmo mais de duas semanas. Em junho do mesmo ano, outra escola começou a ter o mesmo problema que se alastrou em proporções tamanhas as de Kahasha. A única maneira de conter a situação foi criar uma quarentena nas vilas atingidas.

Não era permitida a entrada e saída de pessoas até que todos estivessem sem ataques de riso desenfreados. Em junho de 1964, a quarentena pôde finalmente ser finalizada, e mais nenhum caso da epidemia do riso foi registrado no local.

A justificativa

O que poderia ter motivado esse fenômeno? A primeira opção analisada foi de ter sido algum tipo de reação tóxica no ambiente, no entanto, nada foi encontrado para justificar o ocorrido. Outra opção pensada foi um surto de encefalite, que também não foi confirmada.

A conclusão que as autoridades chegaram foi a de que se tratou de um surto psicológico, uma histeria coletiva. Não trouxe sérios danos a ninguém, mas foi um exemplo que demonstrou que a risada pode ser involuntariamente contagiosa, e pode ser observado em grupos animais, como cachorros que começam a latir desenfreadamente em sequência ou pássaros que imitam um líder pousando na mesma árvore.


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

O riso, de Henri Bergson (2018) - https://amzn.to/31MwyTB

Riso redentor, de Peter L. Berger (2017) - https://amzn.to/2tLUTwp

História do riso e do escárnio, de  Georges Minois (2003) - https://amzn.to/2UFFs3R

O riso e o risível, de Verena Alberti (1999) - https://amzn.to/2OIsVZs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.