Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Napoleão

Napoleão: O que se sabe sobre a versão de quatro horas do filme?

Já disponível nos cinemas brasileiros, 'Napoleão', de Ridley Scott, mistura fato e ficção ao retratar a trajetória do general e imperador Bonaparte

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 26/11/2023, às 14h39 - Atualizado em 28/11/2023, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Napoleão' (2023) - Divulgação
Cena do filme 'Napoleão' (2023) - Divulgação

Já disponível nos cinemas, 'Napoleão', de Ridley Scott, resgata a saga de um dos nomes mais polêmicos da História: o general e imperador Napoleão Bonaparte. Misturando fato e ficção, o filme retrata as batalhas que levaram Bonaparte ao topo e sua turbulenta vida íntima ao lado da imperatriz Josefina. 

"Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e rapidamente subiu de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josefina (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento", explica a sinopse do filme.

Com 2h e 38min, a duração do filme chama atenção, no entanto, o que muitos não sabem é que existe outra versão que dura quatro horas, descrita por Ridley como 'fantástica'. 

Versão estendida

Conforme repercutido pela Empire, essas cenas adicionais, deixadas de fora da versão dos cinemas, mostram mais sobre uma instigante personagem do longa: a imperatriz Josefina. Segundo a Variety, essa versão mostra mais da vida de Josefina antes de conhecer o general. 

Em entrevista à Total Film, Scott quer que a versão estendida seja disponibilizada no streaming, com quatro horas e dez minutos de duração.

"Estou trabalhando nisso. Hoje de manhã estava com quatro horas e dez minutos", afirmou ele. "Então o que vai acontecer é que vamos exibir [a versão dos cinemas] primeiro com a Sony, e depois ela terá seu lançamento, e então o ideal é que [a versão do diretor] vá para streaming, com quatro horas e dez minutos".

Ainda durante a entrevista, o diretor também revelou que o filme foi gravado em impressionantes 62 dias.

"Cada cena é geometria", disse ele. "Por ter de 11 a 14 câmeras, filmamos Napoleão em 62 dias. Estou fazendo Gladiador 2 agora em 54 dias, porque não estou fazendo 50 tomadas com uma câmera, em uma tomada, e depois me virando".