Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Napoleão

Napoleão: O imperador agrediu a esposa na vida real?

Em Napoleão, novo filme de Ridley Scott, o imperador e general dá um tapa de Josefina, sua esposa; mas será que isso, de fato, ocorreu na realidade?

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 24/11/2023, às 16h07 - Atualizado em 27/11/2023, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Napoleão' (2023) - Divulgação
Cena do filme 'Napoleão' (2023) - Divulgação

Após muita espera, um dos filmes mais esperados do ano chegou aos cinemas: Napoleão. Épico de Ridley Scott, o filme resgata a controvérsia trajetória de um dos nomes mais conhecidos da História: o general e imperador Napoleão Bonaparte. 

No filme, Joaquin Phoenix vive o protagonista, descrito por ele para a AFP como um "um tirano pequeno e petulante". Além de retratar as batalhas que fizeram o nome de Napoleão, o filme também mergulha em sua intimidade, que contou com o turbulento casamento com Josefina, que se tornara imperatriz ao seu lado. 

As cartas trocadas entre o casal fornecem uma visão histórica que foi valiosa para o filme. "Ele era muito desajeitado socialmente. Eu o considero um romântico com cérebro de matemático. Eu queria ser sincero, mas as cartas dele... ele parece um adolescente apaixonado, quase plagiando poesia" afirmou Phoenix sobre as cartas que o general enviou para Josefina.

Já Vanessa Kirby, que interpreta a amada de Napoleão, era uma relação tumultuada. "Eram inexoravelmente atraídos um pelo outro, mas nunca me pareceu algo sensato, tranquilo e saudável. Era obsessão e fascínio, dinâmicas de poder que mudavam", disse Kirby.

ALERTA SPOILER!

Assim, uma cena do filme chama atenção dos espectadores. No momento em que o imperador e Josefina caminham para o divórcio, Napoleão dá um tapa no rosto da ex-esposa. Assim, muitos podem se questionar se isso aconteceu na vida real. 

Michael Broers, autor de livros a respeito de Napoleão, e que contribuiu nas reuniões de roteiro do filme, afirmou à Revista Time que a cena é ficção. Vale lembrar que, por não se tratar de um documentário, a cinebiografia conta com efeitos de dramatização. 

Ao veículo, ele disse que Ridley Scott o questionou sobre alguma cena que "se opõe violentamente". Assim, o escritor citou a filmagem do tapa. 

Joaquin Phoenix como Napoleão em novo filme /Crédito: Divulgação

"'Há alguma coisa a que você se opõe violentamente?' E eu disse que é durante a cena do divórcio, onde Napoleão dá um tapa em Josefina. Isso não aconteceu. Em segundo lugar, está fora do personagem. Ele nunca faria uma coisa dessas", explicou Broers. 

Além disso, o escritor também cita o momento em que o casal discute o divórcio e Napoleão cita o fato da amada não ter gerado um herdeiro. 

"Outra coisa imprecisa foi quando Ridley fez Josefina dizer a Napoleão: 'Você vai ter que se divorciar de mim. Eu nunca poderei ter um filho'. Ela nunca fez nada parecido. Ela não queria se divorciar. Ela sabia o que estava por vir, mas isso é uma coisa diferente. Ela estava com medo disso", afirmou ele.

+Napoleão: Veja o que é fato ou ficção no filme de Ridley Scott;

Parte de acordo

Ao mesmo tempo, vale lembrar que a cena em questão foi abordada pelos protagonistas em entrevista. Em conversa com a Empire, Kirby disse que o tapa foi parte de um acordo entre ela e Phoenix. O objetivo era que eles pudessem se surpreender um com o outro.

"Quando você está fazendo um drama histórico como este, é claro que pode simplesmente repetir as palavras que foram registradas nos livros e ir para casa. Mas nós dois sempre quisemos surpreender um ao outro. É a melhor coisa do mundo quando você tem um parceiro criativo que diz: 'Tudo entre nós é seguro. Estou com você. Vamos juntos para os lugares mais sombrios possíveis'", explicou Kirby.

Já Phoenix afirmou que eles queriam fugir do 'clichê do drama histórico'. Em filmes do tipo, a narrativa costuma ser 'orquestrada'. 

"Ela disse: 'Olha, qualquer coisa que você sentir, pode fazer. Pode me estapear, pode me agarrar, pode me puxar, pode me beijar, o que quer que seja'. E eu disse: 'O mesmo vale para você'. Então tínhamos esse trato para sempre surpreender um ao outro, criar momentos que não estavam na página, porque queríamos evitar o clichê do drama histórico, onde tudo é bem orquestrado e desenhado", disse o ator de 'Napoleão'.