Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Titanic'

O detalhe fascinante que muitos podem não ter percebido em ‘Titanic’

Um dos maiores clássicos do cinema, 'Titanic', de James Cameron, lançado em 1997, esconde um segredo curioso relacionado ao naufrágio real

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/02/2023, às 13h00 - Atualizado em 29/06/2023, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Titanic', filme de 1997 dirigido por James Cameron - Reprodução/Paramount Pictures
Cena de 'Titanic', filme de 1997 dirigido por James Cameron - Reprodução/Paramount Pictures

'Titanic' já é, para os cinéfilos, um filme que dispensa apresentações. Uma figurinha repetida em diversas listas de melhores produções audiovisuais de todos os tempos, além de ter alcançado, na época, o feito de maior bilheteria de todos os tempos — hoje se encontra em terceiro lugar, atrás de 'Avatar' (2009) e 'Vingadores: Ultimato' (2019) —, ele narra uma história de romance ficcional, mas inspirada no naufrágio real do RMS Titanic, em 1912.

Dirigido por James Cameron — o mesmo diretor de 'Avatar', diga-se de passagem —, o filme foi lançado em 1997 e conta com a presença de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, que dão vida ao casal protagonista, Rose DeWitt Bukater e Jack Dawson, respectivamente. Com um elenco e direção de peso, não é à toa que a obra venceu em 11 das 14 indicações ao Oscar em 1998.

Já a história, que nunca deixa de arrancar lágrimas dos espectadores, independente de quantas vezes seja assistida, acompanha "Jack, um artista pobre, e Rose, uma jovem rica, que se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor", de acordo com a sinopse. 

Easter egg

Uma cultura muito comum, não só em filmes como também em séries e até jogos digitais, é a de se colocar 'easter eggs' — termo utilizado para 'ovos de páscoa' em inglês, mas se relaciona à tradição de se esconder os ovos; basicamente, um 'easter egg' é um segredo ou referência — em produções. E com 'Titanic', James Cameron não abriu mão de adicionar alguns detalhes curiosos.

Um elemento que chama bastante atenção no filme é que possui bastante precisão em sua narrativa, com poucos furos de roteiro e alguns detalhes no próprio cenário que se fazem relevantes — tudo isso, mérito da direção e da montagem —, sendo ele uma réplica do navio original e ambientado magistralmente no começo do século 20.

Porém, em meio às longas 3 horas e 16 minutos de 'Titanic', apenas os mais atentos e curiosos perceberiam um detalhe fascinante antes mesmo de iniciar todo o caos. Conforme lembrado pelo portal da Elle Australia, Jack e Rose, o casal protagonista, têm um de seus encontros ao lado de um relógio, que marcava o horário 2h20.

Para alguns, o horário não faz diferença e, de fato, é um detalhe que não influencia na história. Porém, para um perfeccionista como James Cameron, é claro que a disposição dos ponteiros não foi feita à toa: afinal, 2h20 foi o horário que o verdadeiro RMS Titanic afundou, no dia 15 de abril de 1912.

Cena de 'Titanic' (1997) em que é possível observar o relógio ao fundo, marcando 2h20
Cena de 'Titanic' (1997) em que é possível observar o relógio ao fundo, marcando 2h20 / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures

O verdadeiro RMS Titanic

O naufrágio do RMS Titanic entrou para a história, sendo uma das maiores tragédias marítimas que a humanidade presenciou. Em 15 de abril 1912, às 2h20 da madrugada, o grande navio de passageiros britânico — que viajava rumo à Nova York — atingiu um iceberg e afundou no meio do oceano Atlântico.

Ao todo, o navio transportava 2.223 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros; desses, mais de 1.500 morreram no naufrágio.

O navio RMS Titanic
O navio RMS Titanic / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons