Curiosidades » Roma Antiga

Orgias e amantes homens: 5 fatos sobre a Roma do imperador Heliogábalo

Muito jovem e viciado nos prazeres carnais, o imperador fez do território seu próprio harém

Isabela Barreiros Publicado em 03/06/2020, às 15h26

Reprodução do rosto do imperador menino
Reprodução do rosto do imperador menino - Divulgação

1. Viciado em sexo

Heliogábalo foi o imperador romano da dinastia severa que reinou entre os anos de 218 até 222. Também conhecido como Elagábalo ou Marco Aurélio Antonino, teve seu governo marcado por polêmicas, principalmente, sexuais, mas também religiosos.

Muitos afirmam que Heliogábalo nunca teve relações sexuais (sendo homem ou mulher) com uma mesma pessoa por mais de duas vezes. Isso acontecia apenas com suas esposas, que foram cinco ao longo de sua curta vida. Mas, como era obcecado por sexo, criou verdadeiras orgias em sua casa, convidando amigos, parentes e até escravos.


2. Autoadoração

O imperador Heliogábalo sendo levado por escravos durante procissão / Crédito: Getty Images

 

Nomeado em homenagem ao deus sol local Elagabal, Heliogábalo dedicou seus primeiros anos à adoração da divindade. Com o passar do tempo, passou a confundir-se com o próprio deus, e passou para uma espécie de “autoadoração”.

Os rituais feitos eram uma mistura de genuína convicção religiosa e autoglorificação. O historiador Herodiano, que foi funcionário público no Império Romano, escreveu: “na cabeça, ele usava uma coroa em forma de tiara, brilhando com ouro e pedras preciosas”.


3. Polêmicas

O imperador tinha amantes de ambos os gêneros e um de seus hábitos mais comuns era usar mulheres nuas para carregá-lo enquanto estava em cima de uma carruagem, onde também as chicoteava. Também era sádico: em uma ocasião, seus convidados foram amarrados a uma roda d'água, que girou lentamente e os afogou.

Em outro evento que ficou famoso, Heliogábalo reuniu todas as prostitutas da cidade no Fórum romano e apareceu diante de todos usando roupas femininas. A partir daí, a popularidade do imperador começou a diminuir cada vez mais.


4. Amante

Pintura de Heliogábalo ao lado de seu amante, Hierocles / Crédito: Wikimedia Commons

 

Heliogábalo se casou ao menos cinco vezes ao longo de sua vida. No entanto, não foi inteiramente feliz em nenhuma dessas uniões. Na verdade, ele apaixonou por seu cocheiro, Hierocles. São poucas as informações que a literatura da época deixou sobre o jovem, mas o que se sabe é que ele era um plebeu proveniente de Caria, uma região no oeste da antiga Ásia Menor.

Escravizado, acabou sob os domínios do imperador, que, ao colocar os olhos no serviçal, decidiu dar-lhe a liberdade ao se apaixonar por ele. A partir de então, o outro passou a servir como cocheiro, e eles iniciaram um relacionamento intenso e apaixonado, que durou até o fim da curta vida de Heliogábalo.


5. O fim

O imperador estava com a popularidade caindo em queda livre. Foi então que a avó do jovem decidiu que ele e a mãe, que apoiava as loucuras do filho, deveriam ser substituídos. A senhora Mesa sugeriu que ele adotasse o primo de 12 anos, Alexandre, como um futuro seu sucessor — o que fez com que Heliogábalo percebesse o possível golpe próximo.

Mas não adiantou. Ele foi brutalmente esfaqueado até a morte aos 18 anos e ficou eternizado na história como um dos piores imperadores que Roma já viu. Foi taxado como independente, e, muito jovem, era viciado nos prazeres carnais e tinha fortes inclinações transexuais. Ainda assim, morreu ao lado de sua grande paixão, Hierocles.


+Saiba mais sobre o Império Romano através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O Império Romano, de Pierre Grimal (2010) - https://amzn.to/2qHtt9j

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2PcPxlR

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/38w3rXx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W