Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Era Vitoriana

O insólito motivo de meninos usarem vestido durante a Era Vitoriana

Diferente dos dias atuais, a prática era algo muito comum no século 19

Isabela Barreiros Publicado em 22/05/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luís XVI com seu irmão Luís XVIII - Wikimedia Commons
Luís XVI com seu irmão Luís XVIII - Wikimedia Commons

Desde meados do século 16 até o final do 19, bebês e meninos pequenos usavam vestidos — e isso era completamente comum. Muitas fotos e relatos mostram como, na época, inúmeras crianças usavam a vestimenta assim como as garotas, de maneira quase indistinguível.

[Colocar ALT]
Luís XV / Crédito: Wikimedia Commons

Ainda que comportamentos de outro século não possam ser analisados como se fossem hoje em dia por conta do anacronismo, a explicação para a prática era simples e muito pragmática.

É muito mais fácil tirar o vestido de uma criança do que uma calça ou uma bermuda. Ainda mais quando ela estava na fase de aprender a usar o banheiro. Era preciso apenas levantar as saias para que eles pudessem usar o vaso sanitário, e era mais fácil até mesmo trocar as fraldas dos bebês.

O tendência dos vestidos poderia durar desde os primeiros anos de idade até os sete ou oito anos. Quando eles passassem a conseguir desfazer de maneira mais fácil os fechos de suas calças, elas começariam a ser utilizadas frequentemente pelos garotos.

A partir desse momento, acontece o breeching. Esse era um evento caracterizado pela troca dos vestidos para calças ou bermudas. Atingindo o que era conhecida como “a idade da razão”, os garotos podiam usar novas vestimentas.

Crédito: Wikimedia Commons

A criança era exibida pelo bairro, caminhando pelas ruas com sua roupa. Acompanhado de seu pai, o menino poderia receber presentes durante a exibição das calças. Normalmente, seus cabelos eram cortados para o evento.


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana por meio dos livros a seguir:

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2MKJBxT

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) - https://amzn.to/33Df4cg

Vitória, Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/2ByJZuj

Rainha Vitória, Lytton Strachey (2016) - https://amzn.to/2pF6gE3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W