Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pelé

Qual título Pelé recebeu da rainha Elizabeth II?

Em 1997, Pelé, eterno rei do futebol, recebeu uma homenagem da rainha Elizabeth II

Redação Publicado em 29/12/2022, às 19h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé (à esqu.) e a rainha Elizabeth II (à dir.) - Getty Images
Pelé (à esqu.) e a rainha Elizabeth II (à dir.) - Getty Images

Os brasileiros receberam a notícia do falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nesta quinta-feira, 29. Aos 82 anos, Pelé faleceu enquanto estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, enquanto tratava um câncer de Cólon. 

Nome que marcou o futebol no coração dos brasileiros, Peléteve uma vida marcada por fatos históricos. Um deles ocorreu no ano de 1997, quando foi condecorado pela rainha Elizabeth II

Naquele ano, a rainha condecorou Pelécomo Cavaleiro da Coroa Britânica. Para se ter ideia da importância do título recebido pelo futebolista, o Palácio de Buckingham informou que "a comenda é equivalente em importância ao título de 'sir', dado somente a britânicos", conforme repercutido pelo UOL.

Na época, o eterno camisa 10 vibrou com a conquista. Em entrevista à Folha, no campo do Chelsea, o futebolista disse que foi um 'prazer receber essa referência'. 

"É um prazer receber essa referência, mas quem ganha com isso, mais uma vez, é o Brasil. É mais uma vitória de nós, brasileiros, esses elogios e o respeito que eu venho recebendo. À rainha, que receba o meu beijo", afirmou o craque.

A homenagem

Quando a rainha faleceu, em setembro deste ano, Pelé usou as redes sociais para lamentar o óbito da monarca, além de relembrar o título que recebeu de Elizabeth II.

"Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado. Alguns anos depois, generosamente ela me condecorou com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país", escreveu Pelé, que não deixou de destacar a importância de Elizabeth II.

"Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre. Neste dia triste, compartilho essa memória com todos vocês e envio a minha mensagem de carinho e minhas preces para a família real britânica e a todos amigos do Reino Unido", finalizou ele.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!