Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve: Netflix tem série inspirada na tragédia

Tragédia aérea que chocou o mundo em 1972 também serviu de inspiração para outra série disponível na plataforma de streaming Netflix

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 09/01/2024, às 12h36 - Atualizado às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

Na última semana, a plataforma de streaming Netflix surpreendeu os assinantes com a estreia do filme 'A Sociedade da Neve'. Baseado em uma história real de sobrevivência, o filme retrata o trágico acidente ocorrido na Cordilheira dos Andes em 1972. Um avião, que transportava 45 pessoas, colidiu com uma montanha após enfrentar más condições de tempo. 

No entanto, os sobreviventes precisaram encarar desafios. Além de temperaturas extremas, lidaram com duas avalanches, mortes de familiares e amigos e até mesmo tiveram que se forçar a comer a carne das vítimas do acidente para não morrerem de fome. O pesadelo só acabou após mais de dois meses vivendo em completo isolamento. 

O episódio ficou mundialmente conhecido como 'Milagre dos Andes' e inspirou outras produções antes do lançamento da Netflix. É o caso do filme 'Vivos' (1993), de Frank Marshall, e do documentário 'A Sociedade da Neve' (2008), do uruguaio Gonzalo Arijón.

Yellowjackets

Para quem gostou da produção recente, uma escolha instigante é 'Yellowjackets'. Vagamente baseada na história do acidente dos Andes, a série já tem duas temporadas lançadas, no entanto, apenas a primeira está disponível na Netflix. 

Na narrativa ficcional, um time de futebol feminino, que está no ensino médio, vive verdadeiros desafios após o avião cair em uma área isolada em 1996. As sobreviventes do acidente precisam encarar o frio extremo, fome e até mesmo lobos. 

Em determinado momento, quando uma das adolescentes falecem e encaram o limite de toda a situação, acabam recorrendo ao corpo da jovem para não morrerem de fome. A série chama atenção por mostrar as sobreviventes nos dias atuais enquanto precisam lidar com flashbacks e segredos da tragédia aérea. 

As perturbadoras histórias reais que inspiraram a série Yellowjackets;

Como mencionado, 'Yellowjackets' é vagamente baseada na história real do acidente que deixou apenas 16 sobreviventes na Cordilheira dos Andes. Para quem busca veracidade histórica, o ideal é conferir o livro 'A Sociedade da Neve'. Escrito pelo jornalista Pablo Vierci, que entrevistou os sobreviventes, foi adaptado pelo espanhol Juan Antonio Bayona no filme que faz sucesso na Netflix.