Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Tilikum

Tilikum: Veja o que aconteceu com a orca que matou a treinadora

Tilikum, que ficou em cativeiro por mais de 30 anos, se tornou uma das orcas mais famosas da História lidou com problemas graves de saúde

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A orca Tilikum - BenSpark
A orca Tilikum - BenSpark

O dia 24 de fevereiro de 2010 entrou para a memória dos norte-americanos. Naquele dia, o SeaWorld Orlando foi palco de uma tragédia que choca diferentes gerações até os dias atuais. 

Dawn Brancheau, uma treinadora experiente de animais, que trabalhava no parque, foi morta pela orca Tilikum durante a apresentação do espetáculo 'Dine with Shamu'. Na beira do tanque, a jovem foi puxada pela orca e arrastada para o fundo, explica o Newsweek. 

O público assistiu ao episódio horrorizado, enquanto outros treinadores tentaram ajudar a colega. Quando a orca soltou Dawn, já era tarde. Ela faleceu por afogamento e sofreu traumatismo. Brancheau também teve lesões na medula espinhal, mandíbula e costelas.

Documentário

A história de Tilikum inspirou o documentário 'Black Fish', da cineasta Gabriela Cowperthwaite. Na produção, especialistas revelaram como esses ambientes podem ser estressantes para as orcas. Elas, que pesam toneladas, acabam presas em ambientes pequenos e também desenvolvem doenças. 

Tilikum no SeaWorld Orlando - Bôeres de Milão

Embora o caso de Dawn seja o mais conhecido ao redor do mundo, Tilikum ainda é associado a outras duas mortes. Orca macho de duas toneladas e 6,7 metros de comprimento, foi capturado na Islândia na década de 80, quando tinha apenas dois anos. 

Inicialmente, foi levado para o Zoológico Marinho de Hafnarfjördur, onde ficou por quase um ano até ser transferido para o Sealand of the Pacific, em Victoria, no Canadá. Passou a se apresentar no Seaworld Flórida desde 1992. 

O fim de Tilikum

A orca permaneceu no parque até 2017, ano que marcou o seu falecimento. Em janeiro daquele ano, o SeaWorld anunciou a morte do animal como resultado de uma infecção respiratória.

Entretanto, a saúde do animal já havia se deteriorado no ano anterior. Pelo tamanho que foi capturado em 1983, Tilikum já se encontrava perto do limite de expectativa de vida das orcas machos do tipo. 

"A família do SeaWord está profundamente entristecida por ter de anunciar que uma de suas orcas mais conhecidas, Tilikum, morreu na manhã de hoje rodeada dos treinadores, veterinários e equipe que lhe deram o melhor atendimento médico", anunciou a empresa em comunicado na época.

Após as condições deploráveis retratadas no documentário de 2013, o SeaWorld relembrou, após a morte da orca, que havia encerrado o 'programa de criação de orcas' em cativeiro. Como resultado, os animais em cativeiro naquele momento seriam a "última geração de orcas sob cuidado humano".