Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Veja 5 produções sobre serial killers disponíveis na Netflix

Entre séries, filmes e documentários, não faltam obras que exploram a mente doentia de assassinos em série. Confira a lista!

Caio Tortamano Publicado em 09/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Holt McCallany, como Bill Tench, e Jonathan Groff, como Holden Ford, na série Mindhunter - Divulgação - Netflix
Holt McCallany, como Bill Tench, e Jonathan Groff, como Holden Ford, na série Mindhunter - Divulgação - Netflix

O mais assustador de muitos assassinos em série é o fato de sempre parecerem pessoas normais aos olhos de qualquer um, mas, são capazes dos piores horrores. É para isso que alguns filmes, documentários e série se dedicam a retratar e mostrar o que se passa com serial killers.

Confira 5 obras disponíveis na Netflix sobre o tema. 

1. Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

Utilizando depoimentos reais do assassino enquanto esperava para ser executado, Ted Bundy tem sua história contada e o perfil traçado por relatos verídicos e cruéis. O assassino em série roubou a atenção da mídia quando começou a ser noticiado, muito por conta da sua eloquência e boa aparência, que muito diferem da imagem que as pessoas constroem de alguém da natureza cruel dele.

Serial killer Ted Bundy / Crédito: Divulgação

A série documental tem apenas uma temporada com quatro episódios. No catálogo do serviço de streaming também existe o filme biográfico Ted Bundy: A irresistível face do mal, que é estrelado pelo ator Zac Efron. A produção foi feita sob supervisão e aprovação da antiga namorada de Bundy, Liz Kloepfer.

2. O Assassino Confesso

Seguindo a linha de documentários, a obra explora a vida de Henry Lee Lucas, que confessou o assassinato de aproximadamente 600 pessoas entre as décadas de 1960 e 1970. Entretanto, foi condenado à morte por 11 desses crimes, incluindo a de sua própria mãe. 

Henry Lee Lucas em sua cela, no ano de 1997 / Créditos: Getty Images

O maníaco foi preso diversas vezes ao longo de sua vida, sempre confessando mais crimes a cada vez que era capturado — muitas delas sendo também mentiras. A série possui uma temporada dividida em cinco episódios com uma média de 50 minutos cada. Seguindo o modelo da obra documental de Bundy, utiliza muitos registros do próprio serial killer para reproduzir a narrativa.

3. Desvendando Serial Killer com Piers Morgan

O apresentador da série, Piers Morgan, realiza um trabalho investigativo conversando com um serial killer diferente a cada episódio. A história de cada um é contada pelos mesmos, com a versão oficial utilizada para a condenação. 

Piers Morgan (dir.) entrevista serial killer em documentário na Netflix / Crédito: Divulgação - Netflix

A série conta com três episódios — cada um focando em um assassino — com aproximadamente 45 minutos de duração. Enquanto é a primeira vez de um dos assassinos falando publicamente depois da prisão, outros dois declaram a própria inocência.

4. Por Dentro da Mente do Criminoso

Apesar de abordar outros tipos de criminosos em seus episódios, a série Por Dentro da Mente do Criminoso retrata em seu primeiro capítulo alguns dos mais terríveis serial killers, como o próprio Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e Dennis Rader.

Ao contrário das outras indicações da lista, o contato com os autores dos crimes é menor. Ao mesmo tempo, especialistas são consultados para entender o que motivou as atrocidades.

Assassino em série Jeffrey Dahmer / Crédito: Wikimedia Commons

Pensando nisso, o assunto é abordado tanto de maneira científica, como atuações para recriar cenas ilustrativas para o tema. Além de serial killers, a série aborda em outros episódios criminosos como sequestradores, líderes de seitas mortais e senhores do crime — em geral líderes de cartéis de drogas, como Pablo Escobar. 

5. Mindhunter

Entre as obras da lista, Mindhunter se destaca. Apesar de ser uma série, é baseada no livro Mindhunter escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker, dois agentes do FBI responsáveis por criarem os primeiros estudos com assassinos em série. Os dois protagonistas representam os autores e precursores do estudo forense, mas não recebem os mesmos nomes da vida real.

Pôster promocional da série Mindhunter / Crédito: Divulgação - Netflix

A característica relevante da série é o elenco selecionado para viver os serial killers, extremamente fiel aos assassinos na vida real. A produção apresenta psicopatas como Edmund Kempfer e Dennis Rader, o Filho de Sam.

Um dos maiores momentos da série é a tão requisitada entrevista com Charles Manson, que apesar de não ter cometido nenhum assassinato pelas próprias mãos, foi responsável por induzir os crimes do bando.


++Saiba mais sobre serial killers por meio de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W