Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Viagem no tempo? O intrigante caso do astronauta esculpido em catedral do século 16

A igreja, que foi construída há mais de 300 anos, passou a ser alvo de teorias conspiratórias

Vanessa Centamori Publicado em 05/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astronauta da Catedral de Salamanca - Wikimedia Commons
Astronauta da Catedral de Salamanca - Wikimedia Commons

A exploração espacial só começou a ser desenvolvida no século 20, quando cientistas foram desafiados a construír equipamentos que seriam enviados ao espaço. O primeiro satélite espacial surgiu durante a Guerra Fria, em 4 de outubro de 1957, quando a União Soviética lançou o Sputnik 1, que entrou em órbita com a Terra. 

Além disso, o primeiro astronauta a ir ao espaço foi Iuri Gagarin, que em 12 de abril de 1961, orbitou o nosso planeta e exclamou a emblemática frase: “A Terra é azul!”. Antes de tudo isso, era praticamente impensável e inimaginável que um dia poderíamos alcançar o espaço. 

Porém, uma curiosa figura de astronauta ornamenta a Catedral de Salamanca, na Espanha, uma igreja em estilo gótico, construída entre 1513 e 1733. 

A figura foi adicionada ao edifício no ano de 1755, durante uma reforma. Nesse ano, a restauração foi feita devido à desdobramentos do terremoto de Lisboa, que atingiram a Catedral (algumas rachaduras são visíveis hoje). 

O que aconteceu

É difícil que o astronauta de Salamanca seja uma premonição. O astronauta foi construído em 1992, quando a catedral foi restaurada novamente e já existia a exploração espacial.

Na ocasião, foi feita a reforma na Porta de Ramos, que é a entrada norte da Catedral. A passagem sofreu uma grande deterioração com o passar do tempo, e como consequência precisou de uma reforma. 

Astronauta de Salamanca / Crédito: Wikimedia Commons 

A escultura do astronauta, desse modo, teria sido então adicionada pelo pedreiro Miguel Romero, escapando dos registros do arquiteto Jerómio García de Quiñones, que foi o encarregado da reforma. 

Velha tradição 

É comum que em restaurações de catedráis antigas os arquitetos queiram dar uma repaginada no projeto, adicionando elementos modernos, enquanto outras estruturas históricas são ainda preservadas. 

Um dos ornamentos bizarros da Catedral de Salamanca 

Como consequência, Jerómio García de Quiñones pode ter aderido também à essa onda. Até porque observadores podem identificar não apenas o astronauta anacrônico, mas também outras estruturas nada comuns para ornamentos de séculos atrás. Entre esses adereços, estão o que pode ser um possível sorvete e animais como um lince, um touro e uma cegonha.


Errata: A reportagem errou ao afirmar que o astronauta pode ter sido produzido anteriormente a reforma mencionada no texto. O conteúdo foi alterado.