Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Centenas de moedas escondidas por padre do século 18 são encontradas sob chão de igreja na Eslováquia

Em 1702, o sacerdote teria ocultado o tesouro em uma caneca de cerâmica, tampada por um pequeno pedaço de pedra

Isabela Barreiros Publicado em 02/04/2020, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A caneca que guardava as 500 moedas - Conselho Regional de Monumentos Košice
A caneca que guardava as 500 moedas - Conselho Regional de Monumentos Košice

Segundo o Conselho Regional de Monumentos Košice, na Eslováquia, foram encontradas pro volta de 500 moedas dentro de uma caneca de cerâmica, que havia sido tampada por um pequeno pedaço de pedra, durante escavação em uma antiga igreja. Ao retirar o chão, os arqueólogos puderam ver a descoberta na fundação da capela.

Os pesquisadores acreditam que esse pode ter sido o esconderijo perfeito de um padre — ele teria coletado e ocultado o tesouro em baixo da igreja, próximo à entrada. É provável ainda que, ao deixar o local, ele tenha esquecido — ou ainda omitido — de avisar a outros membros da riqueza escondida, fazendo com que as moedas permanecessem desconhecidas por muito tempo.

Crédito: Conselho Regional de Monumentos Košice

A análise da descoberta permitiu afirmar também que isso aconteceu, no mínimo, em 1702. Cada uma das mais de 500 moedas encontradas foi cuidadosamente revestida por tecidos de linho e mantidas unidas dentro da caneca de cerâmica.

Além disso, os pesquisadores observaram que os pequenos artefatos continham marcas que revelavam onde eles haviam sido produzidos. As regiões de Košice, Smolník e Banská Štiavnica foram maioria, o que revela que os fiéis vieram de diferentes locais. Moedas polonesas também estavam na coleção.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2016) - https://amzn.to/34W67L5

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2008) - https://amzn.to/2Qowkga

As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica: A verdade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2018) - https://amzn.to/36079Hv

História do cristianismo: Uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI, de Bruce Shelley (2018) - https://amzn.to/2Q2trD3

História da Igreja Católica, de J. Derek Holmes e Bernard W. Bickers (2006) - https://amzn.to/2PZGJQw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W