Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Xuxa: Afinal, por que Maria da Graça recebeu esse apelido?

Um dos nomes mais famosos da história da televisão, Xuxa tem um legado que fascina gerações

Redação Publicado em 26/03/2023, às 09h00 - Atualizado em 13/07/2023, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A apresentadora e cantora Xuxa Meneghel - Caras Brasil
A apresentadora e cantora Xuxa Meneghel - Caras Brasil

De 'Lua de Cristal' aos programas que eternizaram seu rosto na casa dos brasileiros, Xuxa é, sem dúvidas, um dos mais importantes nomes da história da televisão. Lançado na década de 1980, foi o programa “Xou da Xuxa” que levou a apresentadora e cantora ao auge. Rosto também conhecido na Espanha, EUA e Argentina, a artista entrou para o Guinness Book ao vender mais de três milhões de cópias do Xou da Xuxa 3. 

Neste ano, Xuxa completou 60 anos. Em entrevista à revista Boa Forma, ela falou sobre ser chamada de 'velha' de maneira ofensiva. 

"Eu sei que envelheci. Eu trabalho com a minha imagem e me olho no espelho todo dia, não precisam dizer isso. [...] Mas tem coisas que me incomodam, sim, por exemplo, falar da minha idade ou apontar as rugas que tenho, porque eu sei bem! Ou quando falam que eu sou careca. Minha mãe foi ficando careca, então eu sabia que ia perder cabelo e há muitos anos cortei assim curtinho. [...] Eu já assumi isso, é genético. O problema é seu que não aceita!", disse ela.

Assim como toda e qualquer celebridade, Xuxa desperta curiosidade nos fãs e admiradores. Uma delas, por exemplo, é saber a origem do seu apelido, que carrega uma história cativante. Maria da Graça Meneghel nasceu em Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul. Ela é filha de Alda Meneghel e Luiz Floriano e se mudou para o Rio de Janeiro com os familiares e quatro irmãos quando tinha sete anos. 

Na biografia 'Memórias', a apresentadora resgatou o momento de seu nascimento. Ela explica que a mãe já tinha os nomes em mente: "Se fosse menina, ela se chamaria Morgana Sayonara (inspirada na fada Morgana!). Se fosse menino, Ivan ou Jandrei. Minha mãe estava com 26 anos", escreve Xuxa na obra. 

Parto arriscado

No entanto, ela destaca que a gestação da mãe não foi nada fácil. "Minha chegada não foi tão simples assim. Na hora do parto, houve complicações. Os médicos foram até meu pai e ele precisou optar: a vida da criança ou da esposa. Ele, claro, escolheu salvar minha mãe. Mas fez uma promessa: se a menina continuasse viva, receberia o nome de Maria das Graças. Por um milagre, sobrevivi. E, por isso, não me tornei Morgana Sayonara". 

Ela também explica na biografia que o nome 'Maria da Graça' acabou frustrando a mãe, todavia, não era possível implicar com a situação. "Claro que Maria da Graça frustrou a minha mãe. Mas não dava para 'brigar' com um milagre, não é? O fato é que nunca a vi me chamando de Maria da Graça. Para ser bem honesta, o nome nunca chegou a ser usado".

Imagem de Xuxa em 1966 /Crédito: Arquivo Pessoal

Xuxa, então, revela a origem do apelido que está eternizado na história da televisão brasileira. Foi o seu irmão, Blade, que a apelidou como 'Xuxa'. 

"Ao chegar em casa, da maternidade, minha mãe disse ao meu irmão Blade, que estava com dois anos e meio: 'comprei um bebê lindo para você brincar". O irmão da artista responde: "'Eu sei, é a minha Xuxa'. Minha mãe ficou tão encantada com aquele nome, era como se ela soubesse que era assim que eu deveria ter sido chamada desde o começo. Nem Morgana Sayonara, nem Maria da Graça. Ela nunca me apresentou como Maria da Graça para ninguém. Tanto que quando comecei a frequentar a escola, ela pedia para colocar o nome Xuxa na lista de chamada".