Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Elizabeth I

A curiosa história da maquiagem com chumbo da Rainha Elisabeth I

A "base" tóxica que era utilizada pela Elisabeth I já foi uma febre entre as mulheres da época

Redação Publicado em 12/05/2023, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth I (1533 - 1603) - Domínio Público, via Wikimedia Commons
A rainha Elizabeth I (1533 - 1603) - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Na Inglaterra, entre os séculos 16 e 19, era comum mulheres usarem maquiagem com chumbo. Isso mesmo que você leu! A "base" tóxica era uma verdadeira febre durante aquele período, sendo utilizada até mesmo pela Rainha Elisabeth I. 

Devido sua longa duração e praticidade na aplicação, a maquiagem com chumbo era a principal procura entre as mulheres. O "cosmético" de chumbo era misturado com  vinagre e água.

De acordo com o texto do Guinness, algumas mulheres utilizavam, ainda, uma substância tóxica, chamada 'vermelhão', que era extraída a partir de mercúrio. 

"Na verdade, ao contrário da crença popular, a cerusa estava longe de ser o grotesco produto cosmético semelhante a uma máscara que imaginamos hoje. Devia parecer e agir como um corretivo bastante transparente e podia ser colocado em camadas ou misturado com pigmentos para obter o efeito desejado", explica o Guinness.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Ouça agora o Desenturas na História, apresentado pelo renomado professor de História, Vítor Soares. 

Clique aqui e fique ligado na programação do podcast!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram:  


DESVENTURAS / ANÉSIA CAUAÇU

Muito antes de Maria Bonita, a cangaceira Anésia Cauaçu já inspirava medo e até mesmo admiração no sertão nordestino. Contudo, nem sempre a sua vida foi assim.  

Leia mais aqui!