Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Do asilo psiquiátrico a arte icônica: A história do quadro 'A Noite Estrelada' de Van Gogh

Saiba mais como o artista criou sua famosa obra durante sua estadia no asilo psiquiátrico Saint-Paul-de-Mausole

Redação Publicado em 18/11/2022, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'A Noite Estrelada', de Van Gogh (à esq.) e retrato do pintor (à dir.) - MoMA The Museum of Modern Art, via Wikimedia Commons / Getty Images
'A Noite Estrelada', de Van Gogh (à esq.) e retrato do pintor (à dir.) - MoMA The Museum of Modern Art, via Wikimedia Commons / Getty Images

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, Vincent Van Gogh foi responsável por proporcionar à humanidade diversas obras memoráveis, sendo uma das mais conhecidas 'A Noite Estrelada'. No entanto, a história por trás do famoso quadro é bastante intrigante. 

Meses após ter uma alucinação e cortar a sua própria orelha, o pintor decidiu se internar voluntariamente no asilo psiquiátrico Saint-Paul-de-Mausole. No local, Vincent passou a viver nos meses seguintes numa cela localizada no segundo andar da instituição.

Para ocupar a mente, ele utilizava um estúdio de pintura que ficava numa sala do térreo e foi por lá que o artista criou um dos mais incríveis e belos quadro da História: 'A Noite Estrelada'.

Para saber mais sobre a história do icônico quadro de Van Gogh, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Clique aqui e fique por dentro das novidades!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / PERSONAGEM

Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, o filme ‘Nada de Novo no Front’, lançado pela Netflix, vem fazendo sucesso desde a sua estreia na plataforma de streaming. Contudo, o que algumas pessoas não sabem, é que a história por trás da obra é real, sendo regada de tragédia e polêmica. 

Leia mais!