Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Inglaterra

Impostos por janelas: As curiosas cobranças na Inglaterra do século 19

Saiba mais sobre os curiosos impostos cobrados pela quantidade de janelas nas propriedades inglesas

Redação Publicado em 20/01/2023, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Construção antiga na cidade de Salisury - Imagem de falco por Pixabay
Construção antiga na cidade de Salisury - Imagem de falco por Pixabay

Você sabia que durante o século 19, os ingleses tinham o costume de cobrar impostos pela quantidade de janelas nas propriedades? Para entenderem melhor, a cobrança foi instituída na Inglaterra em 1696 e tinha uma certa variação. 

De acordo com o site do Parlamento Britânico, na época, os ingleses acreditavam que quanto menos janelas, mais pobres as pessoas seriam, pois segundo a lógica, viveriam em residências menores. Desta forma, o valor do imposto também seria menor.

No entanto, a teoria se aplicava nas zonas rurais, fato que complicava nas áreas urbanas. Já nas cidades, era comum se deparar com trabalhadores morando no mesmo local. Portanto, estas residências eram maiores e com mais janelas, porém o salário da classe operária não era compatível com o valor do tributo alto.

Para entender melhor sobre o tema, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Clique aqui e fique por dentro dos próximos episódios!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / ESPAÇO

No início de 2022, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti fez uma série de vídeo enquanto esteve em missão na Estação Espacial Internacional (ISS). As filmagens foram publicadas pela Agência Espacial Europeia e explicam como são feitas as necessidades básicas de astronautas no espaço, entre outras higienes básicas. 

Saiba mais aqui!