Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Vestido

O código encontrado em um vestido da Era Vitoriana

Datado da década de 1880, o vestido possuía um bolso secreto no qual foram encontradas duas folhas de papel com dizeres, a princípio, sem sentido

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/01/2024, às 11h00 - Atualizado em 19/02/2024, às 18h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O enigmático vestido vitoriano e a mensagem encontrada dentro dele - Divulgação/Divulgação/Sara Rivers Cofield
O enigmático vestido vitoriano e a mensagem encontrada dentro dele - Divulgação/Divulgação/Sara Rivers Cofield

Um vestido vitoriano exibido em um antigo shopping no estado americano do Maine intrigou a arqueóloga Sara Rivers Cofield por sua singularidade.

Como colecionadora de trajes vintage, ela logo reconheceu a peça como pertencente à década de 1880 devido ao seu corpete ajustado, saia ampla e punhos de renda. Ela também ficou surpresa com o estado de conservação da peça, que exibia bordados delicados, seda bronze e botões metálicos em condições impressionantes.

Detalhe intrigante

No entanto, o que Rivers Cofield não imaginava, enquanto negociava o preço de $125 para $100, era que aquisição revelaria um grande mistério.

Em um bolso secreto oculto sob a saia, ela descobriu duas folhas de papel amassadas contendo listas aparentemente aleatórias de palavras e lugares como "Bismark," "omitir", "folhagem" e "banco."

De acordo com o portal CNN, essas palavras enigmáticas, com anotações nas margens e uma etiqueta costurada com o nome "Bennett," intrigaram Rivers Cofield e outros entusiastas.

Etiqueta com o nome Bennett / Crédito: Divulgação/Sara Rivers Cofield

Mensagem criptografada?

Em fevereiro de 2014, ela compartilhou o mistério em um blog chamado "Bennett's Bronze Bustle," gerando especulações sobre a possível natureza criptografada das palavras. Algumas teorias sugeriam que Bennett poderia ser um espião utilizando códigos para comunicação.

Em 2017, um blogueiro incluiu o vestido na lista das 50 principais mensagens criptografadas não resolvidas, alimentando mais teorias sobre o propósito das palavras. No entanto, a verdadeira resolução do mistério somente ocorreria em 2018, quando Wayne Chan, um pesquisador da Universidade de Manitoba, Canadá, encontrou o código durante suas investigações.

Desvendando o mistério

Chan, que decifra códigos como hobby, descobriu que as palavras eram, na verdade, um boletim meteorológico codificado.

Esse código, utilizado no final do século XIX pelo Army Signal Corps, permitia que os meteorologistas comprimissem relatórios detalhados em palavras-chave para economizar nos custos de envio via telégrafo. Cada palavra representava variáveis meteorológicas específicas, como temperatura, velocidade do vento e pressão atmosférica.

O vestido vitoriano visto de diferentes ângulos / Crédito: Divulgação/Sara Rivers Cofield

Economizando palavras

É importante destacar que a pesquisa de Chan revelou que as mensagens codificadas não visavam sigilo, mas sim a economia de palavras em telégrafos, os quais os remetentes pagavam com base na quantidade de palavras.

Ele encontrou correspondências específicas entre as palavras do código e variáveis meteorológicas em relatórios do período.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica disponibilizou mapas meteorológicos antigos que auxiliaram Chan na determinação precisa da data das observações meteorológicas na nota codificada: 27 de maio de 1888. A descoberta foi compartilhada com Rivers Cofield, que ficou surpresa.

Embora a identidade de Bennett e a razão pela qual ela escondeu códigos meteorológicos em um vestido permaneçam desconhecidas, a revelação representa a resolução de um intrigante enigma relacionado a esse vestido vitoriano.