Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Jack, o estripador

A mulher que alega ter descoberto a identidade de Jack, o Estripador

Identidade de Jack, o estripador, que matou ao menos cinco mulheres em 1888, é um dos maiores mistérios na história dos crimes

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/09/2023, às 19h51 - Atualizado em 25/10/2023, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de fszalai por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de fszalai por Pixabay

Jack, o Estripador, é o pseudônimo de um famoso assassino em série que aterrorizou as ruas de Londres, na Inglaterra, durante o final do século 19.

Seus crimes ocorreram em 1888, quando uma série de assassinatos brutais de mulheres ocorreu no bairro de Whitechapel, no leste de Londres. A identidade real de Jack, o Estripador, no entanto, nunca foi definitivamente descoberta.

Porém, em julho, a britânica Sarah Bax Horton, tataraneta de um policial que investigou pessoalmente os assassinatos atribuídos a Jack, veio a público dizendo saber a real identidade do serial killer: de acordo com Horton, Jack era, na verdade, Hyam Hyams, um fabricante de charutos local que sofria de epilepsia e alcoolismo, conforme relatado pelo Sunday Telegraph.

A afirmação foi feita com base em uma pesquisa detalhada de documentos da época e na análise das vidas dos suspeitos dos crimes.

Ilustração sobre Jack o Estripador / Crédito: Wikimedia Commons / R. Taylor

Descrições batem

De acordo com o portal O Globo, testemunhas daquela época descreveram o assassino como um homem por volta dos 30 anos, com um braço rígido e problemas no joelho e, de maneira surpreendente, essas características se alinham com o perfil de Hyams: em 1888, ele tinha 35 anos e sofria de uma lesão que limitava severamente o movimento de seu braço esquerdo.

Além disso, documentos encontrados em hospitais e instituições psiquiátricas indicavam que ele sofria com problemas no joelho e epilepsia grave, o que o fazia ter ataques frequentes. Agravados pelo alcoolismo, esses fatores teriam motivado Hyams a cometer os horríveis assassinatos, conforme Sarah Bax Horton alega.

Lista de suspeitos

É importante destacar que o nome de Hyams estava em uma lista de suspeitos, mas Horton argumenta que ele nunca foi investigado de maneira aprofundada. Além disso, Hyams já havia atacado sua mãe e sua esposa com uma faca de açougueiro em outra ocasião, o que resultou em seu internamento permanente em um hospital psiquiátrico até sua morte em 1913.

Ilustração de 1888 relacionada ao assassino Jack, o Estripador / Crédito: Wikimedia Commons / John Tenniel

Livro

Essas informações estão presentes em um livro de Horton, intitulado "One-Armed Jack: Uncovering the Real Jack the Ripper," o qual foi lançado no mês de agosto.

O especialista no caso, Paul Begg, descreve o livro como "bem documentado, bem escrito e muito necessário" para entender melhor esse o personagem que assombrou as ruas de Londres no século 19, conforme relatado pelo Telegraph.

Outro suspeito

No ano de 2014, o empresário e escritor Russell Edwards alegou que o culpado era Aaron Kosminski, um imigrante judeu que havia se mudado para o Reino Unido e trabalhava como barbeiro. No entanto, sua teoria, fundamentada em evidências de DNA, acabou sendo desacreditada.