Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Alexandre, O Grande

Netflix não falsificou sexualidade de Alexandre, O Grande; entenda

Vida íntima de Alexandre, O Grande, um dos maiores conquistadores da História, virou debate entre internautas após estreia de documentário da Netflix

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/02/2024, às 12h06 - Atualizado em 19/02/2024, às 18h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre, O Grande em encenação da Netflix (à esqu.) e em antigo busto (à dir.) - Divulgação/Netflix e Carole Raddato
Alexandre, O Grande em encenação da Netflix (à esqu.) e em antigo busto (à dir.) - Divulgação/Netflix e Carole Raddato

Após a estreia de 'Alexandre: O Nascimento de um Deus', nova série documental Netflix, as redes sociais foram tomadas pelo debate a respeito da sexualidade de Alexandre, O Grande, um dos maiores conquistadores da História.

Com relatos de especialistas voltados para a trajetória do líder militar e encenações, a série documental resgata a saga de um dos maiores nomes da Antiguidade. Nas redes sociais, entretanto, a produção causou debate.

Isso porque a série documental da Netflix não deixa de fora a vida íntima de Alexandre. Assim, é abordado que ele se envolveu com homens, fato discutido por pesquisadores há anos. Nas redes sociais, entretanto, o assunto foi deturpado. 

No X, o antigo Twitter, usuários acusaram a plataforma de streaming de 'falsificar' a história de Alexandre, O Grande ao mostrar que ele teve relações com homens. 

"A Netflix fez um novo documentário sobre Alexandre, o Grande. Nos primeiros 8 minutos, eles o transformaram em gay", escreveu um internauta em inglês. Assim, a publicação repercutiu com a falsa informação.

"Tomar no c*, o cara conquista a porr* toda pra um monte de vagabundo, mais de 2000 anos depois, transformarem ele em gay — sem nenhuma evidência que sustente isso nas fontes primarias", publicou uma conta em português. 

Os amores de Alexandre

Não é verdade, entretanto, que a série documental tenha 'falsificado' a sexualidade do líder militar. Em 'Alexandre: O Nascimento de um Deus', especialistas explicam que, enquanto caminhava para a ascensão, Alexandre teve ao seu lado um confidente chamado Ptolomeu, que apoiou o rei em seus primeiros passos.

O líder militar também teve o apoio de Heféstio Amíntoro, seu companheiro mais comentado nos dias atuais. "Heféstio realmente não era apenas um companheiro querido, mas talvez o maior amor [de Alexander]", explica a Dra. Salima Ikram, da Universidade Americana do Cairo, durante participação na série documental.

Quem também opina sobre o assunto é a Dra. Jennifer Finn, da Universidade Loyla, em Chicago. Ela explica que: "Ptolomeu era um confidente próximo de Alexandre. E, naquele momento, Alexandre tinha um grupo de amigos que esteve na corte real, e esses dois amigos parecem ter sido Heféstio e Ptolomeu, que ficaram com ele e mantiveram a relação ao longo de suas campanhas".

No entanto, as relações na Grécia Antiga não podem ser interpretadas com conceitos contemporâneos. Lloyd Llewellyn-Jones, professor na Universidade de Cardiff, no País de Gales, explica que não existia um termo capaz de definir relações entre pessoas do mesmo sexo.

Cena da série documental "Alexandre, O Nascimento de um Deus /Crédito: Divulgação/Netflix

Ou seja, eram apenas homens (ou mulheres) que se relacionavam. Além disso, é preciso lembrar que a fé grega teve impacto nessas relações: os antigos deuses se relacionavam com diferentes pessoas, sem distinção de sexo. 

"As relações entre pessoas do mesmo sexo eram a norma em todo o mundo grego", enfatiza Lloyd Llewellyn-Jones na série documental. "Os gregos não tinham uma palavra para homossexualidade ou para ser gay. Simplesmente não estava em seu vocabulário. Havia apenas ser sexual". 

Em texto para o site Aventuras na História, o professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora', aborda o relacionamento de Alexandre, O Grande e como funcionavam as relações na Grécia Antiga.