Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Anarquismo

Fim do capitalismo e defesa da violência: Afinal, o que é o Anarquismo?

O professor Vitor Soares explica a origem e a definição do termo da corrente política

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 07/03/2023, às 19h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de protesto - Foto de 666shaniy, via Pixabay
Imagem ilustrativa de protesto - Foto de 666shaniy, via Pixabay

Na sociedade atual, diversos movimentos políticos existem, sejam eles mais conservadores ou progressistas, ou até mesmo transitando entre ambas as definições. No entanto, uma outra vertente não tão explorada é o Anarquismo. Mas o que esse termo sugere? Como tal corrente política teve, de fato, início?

O professor e historiadorVitor Soares explica que o Anarquismo defende o fim do Estado como forma de dominação humana, tal qual apoia o fim do capitalismo — sistema financeiro adotado no Brasil — como um sistema econômico.

O primeiro a defender tais ideias foi o francês Pierre-Joseph Proudhon, mas foi somente na figura do russo Mikhail Bakunin que o movimento se popularizou entre pessoas de diversas idades. O termo é comumente relacionado à bagunça generalizada, e possui um motivo plausível para essa associação.

Símbolo do movimento político anarquista - Crédito: Foto de Clker-Free-Vector-Images, via Pixabay.

Método de propagação

De acordo com o historiador, o Anarquismo defende também o fim da propriedade privada, e a linha que Bakunin defendia reforçava a defesa do uso da violência para atingir tais fins.

Dentro de tal modelo de sociedade, a liberdade individual é exaltada, já que eles compreendem que os seres humanos possuem plenas capacidades nas tomadas de decisões.

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 38 mil seguidores.

Confira o vídeo completo abaixo:

@profvitorsoares O que é Anarquismo? 🔥💪🏽 #Anarquismo#Liberdade#Revolucao#Historia#História♬ som original - Prof. Vítor Soares