Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Oppenheimer

Oppenheimer: O que faltou no filme sobre o pai da bomba atômica? Spike Lee opina

O diretor Spike Lee elogiou Oppenheimer, entretanto, apontou o que faltou no filme

Redação Publicado em 16/10/2023, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oppenheimer: realidade e ficção - Divulgação e Domínio Público
Oppenheimer: realidade e ficção - Divulgação e Domínio Público

Sem dúvidas, Oppenheimer se tornou um dos mais comentados filmes do ano. Ao mostrar a saga do criador da bomba atômica e o dilema que envolve a sua temida criação, o filme se tornou uma das maiores bilheterias já registradas em meses. 

Abraçado pelo público e pela crítica renomada, o longa também contou com críticas negativas. Em entrevista ao The Washington Post, o diretor Spike Lee elogiou o filme, no entanto, destacou o que faltou no filme

Para o diretor, o filme falhou por não mostrar o que aconteceu com os japoneses após o lançamento das bombas atômicas em agosto de 1945, encerrando de vez a Segunda Guerra Mundial.

As bombas atômicas

Lee destaca fatos históricos em seu argumento. É fato que pessoas foram vaporizadas após o lançamento das bombas, e que muitas delas lidaram com os efeitos radioativos anos depois. 

"[Nolan] é um cineasta incrível... E isso não é uma crítica. É um comentário", explicou Lee. "Se ['Oppenheimer'] tem três horas, eu gostaria de adicionar alguns minutos sobre o que aconteceu com o povo japonês. Pessoas foram vaporizadas. Muitos anos depois, as pessoas ainda eram radioativas. Não é como se ele não tivesse poder. Ele disse aos estúdios o que iria fazer. Eu teria adorado ver o final do filme mostrando o que aconteceu ao lançar aquelas duas bombas nucleares no Japão".

Após criticar Oppenheimer, Spike Lee aproveitou para pedir a opinião de Christopher Nolan sobre alguns de seus filmes.

"E aposto que [Nolan] poderia me contar algumas coisas que ele mudaria em Faça A Coisa Certa e Malcolm X", afirmou ele. 

Relembre a história real por trás do filme Oppenheimer. No podcast 'Desventuras', Vítor Soares, professor de História, resgata o que é real na história do físico responsável pela criação da bomba atômica. Confira o episódio completo abaixo!