Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Chopin

Entenda por que o coração de Chopin foi depositado em uma urna

O coração do talentoso Chopin foi removido de seu corpo logo após a morte, no ano de 1849, e levado a Varsóvia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/01/2024, às 19h04 - Atualizado em 19/01/2024, às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O compositor Chopin; à direita, o local onde se encontra a urna com seu coração - Wikimedia Commons/Louis-Auguste Bisson e Andreas Fessler
O compositor Chopin; à direita, o local onde se encontra a urna com seu coração - Wikimedia Commons/Louis-Auguste Bisson e Andreas Fessler

Frédéric Chopin, renomado compositor e pianista polonês, faleceu em Paris em 1849, quando tinha apenas 39 anos de idade. Sofrendo de tafefobia — o medo de ser enterrado vivo — e com forte desejo de ser sepultado em sua terra natal, o artista solicitou à irmã em seu leito de morte que seu coração fosse removido e levado a Varsóvia. E assim fez Ludwika Jedrzejewicz, contrabandeando o órgão para a região, que na época estava sob domínio russo.

Embora o corpo do artista tenha sido sepultado no Père Lachaise Cemetery, em Paris, seu coração foi selado em um pote de licor e colocado em uma urna de mármore, em um pilar da Igreja de Santa Cruz, conforme destaca uma matéria do The Washington Post.

Ocupação nazista

Durante a ocupação nazista da Alemanha, o coração de Chopin — que era tido como um símbolo do nacionalismo polonês — foi removido da igreja e presenteado a Erich von dem Bach-Zelewski, um oficial de alto escalão da SS que apreciava a música do pianista.

Posteriormente, com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha restituiu o coração à igreja. Assim, um grupo de pesquisadores decidiu analisá-lo várias décadas depois.

Chopin e sua irmã, Ludwica, em pinturas / Crédito: Wikimedia Commons/Ambozy Mieroszewski

Condição crônica

Era sabido, até então, que Frédéric Chopin sofria de uma condição crônica de saúde. Apesar de a tuberculose ser amplamente considerada como a causa de sua morte, o verdadeiro motivo permaneceu um mistério por mais de 150 anos.

Ao longo de décadas, os cientistas acreditavam que, ao examinar seu coração, poderiam finalmente esclarecer a causa do falecimento do compositor.

"O mistério da doença desse homem persiste – como ele poderia sobreviver por tanto tempo com uma doença tão crônica e como ele poderia escrever peças de beleza tão extraordinária. É um quebra-cabeça intelectual, é um mistério médico e é uma questão de grande curiosidade científica", declarou Steven Lagerberg, que escreveu um livro sobre a misteriosa morte do pianista, à AP em 2014.

Análise de 2014

No ano de 2014, o coração do compositor foi, finalmente, analisado por especialistas e os resultados revelaram que ele teria provavelmente sofrido de complicações decorrentes da tuberculose, mais especificamente de uma pericardite. Os resultados foram publicados no American Journal of Medicine.

Presidente polonês Boleslaw Bierut recebe a urna com o coração de Chopin, em 1945 / Crédito: Wikimedia Commons/Nieznany

Dois sinais de pericardite, -inflamação do pericárdio-, ambos visíveis, foram prontamente identificados pelos cientistas. O coração, conforme descrito no artigo, apresentava um "considerável aumento de tamanho e uma aparência desordenada". Além disso, estava revestido por uma substância branca, conferindo-lhe um aspecto "opaco".

Evidências não são conclusivas

As evidências, no entanto, não são conclusivas. Para tal, destacam os pesquisadores, seria necessário abrir o recipiente pela primeira vez desde a morte do compositor, expondo o coração ao ambiente externo.

"Algumas pessoas ainda querem abri-lo para coletar amostras de tecido para fazer testes de DNA para apoiar suas ideias de que Chopin tinha algum tipo de condição genética", disse o geneticista MichalWitt ao Observer. "Isso seria absolutamente errado. Pode destruir o coração e, de qualquer forma, tenho certeza de que agora sabemos o que matou Chopin."