Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Van Gogh

O local que inspirou o último quadro de Van Gogh

Um dos nomes mais fascinantes da história da arte, Van Gogh faleceu em 29 de julho de 1890; conheça a história de seu último quadro

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 01/04/2024, às 17h38 - Atualizado em 15/04/2024, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autorretrato de Van Gogh (à esqu.) e sua última obra (à dir.) - Domínio Público
Autorretrato de Van Gogh (à esqu.) e sua última obra (à dir.) - Domínio Público

Ela é estampada em carteiras, camisetas, agendas e até mesmo em calçados. "A Noite Estrelada", sem dúvidas, se tornou a obra mais famosa de Van Gogh, artista holandês que virou um ícone após sua morte. Entretanto, o quadro não é o único.

Talentoso, ele foi responsável por "Os Comedores de Batata", "Os Girassóis", "O quarto em Arles" e "Raízes da Árvore", o menos falado. Acontece que foi o último trabalho feito pelo artista, que faleceu em 27 de julho de 1890.

Em 2020, a tela foi alvo de uma fascinante descoberta feita por Wouter van der Veen, diretor científico do Instituto Van Gogh. Um cartão postal revelou o verdadeiro local que inspirou a arte em questão. 

O último quadro de Van Gogh - Instituto Van Gogh

A descoberta

No cartão, datado entre 1900-1910, é possível visualizar uma colina que conta com um bosque repleto de troncos e raízes.

Éo mesmo cenário registrado em "Raízes da Árvore". Além disso, o livro "Attaqué à la racine" ("Ataque na raiz") também foi importante para apoiar a descoberta feita por Wouter van der Veen.

Meus olhos foram atraídos por um detalhe em um cartão postal, um detalhe que aparece na última pintura de Van Gogh", explicou ele, conforme repercutido pela AFP na época. "A configuração das raízes e troncos no cartão postal corresponde à da pintura".

O local que eternizou a última pintura de Van Gogh é o vilarejo frânces Auvers-sur-Oise. No local, passou seus dias finais. A descoberta também foi importante para desmistificar a morte do pintor. 

O cartão postal - Instituto Van Gogh

"[o quadro] Deu origem a todo tipo de teoria, por exemplo, que ele teria assinado uma pintura marcando o início da arte abstrata, da nova arte", explicou o pesquisador. "Esta tela, pintada pouco antes de ele disparar um tiro no estômago, em 27 de julho de 1890, era indecifrável, porque era impossível precisar o local da realização. Queriam que Van Gogh fosse vítima da sociedade e não o autor de sua vida e morte". 

Assim, para o pesquisador, o quadro é "um testamento, uma carta de despedida. Para ele, o bosque simboliza a luta da vida. Os troncos são cortados e, do toco, novos brotos aparecem".

Além disso, ele explica que "Há uma consistência: é o tema da vida e da morte. Por um ano, o suicídio já era uma opção para Van Gogh. Isso elimina todas as teorias que não ajudam sua memória, como a que alega que ele foi acidentalmente morto por crianças portando uma pistola".

Uma comparação entre o cartão postal e o quadro /Crédito: Instituto Van Gogh

Proteção

A descoberta, confirmada pelo Instituto Van Gogh, também recebeu uma atenção especial. Foi anunciado que o local em que o artista pintou o quadro seria protegido por uma estrutura.

Inclusive, o especialista explicou que "o toco principal que encontramos na pintura ainda é visível hoje no mato".