Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Arqueologia

Vestido infantil de 1,9 mil anos encontrado em Israel instiga arqueólogos

A vestimenta encontrada em uma caverna no Deserto da Judeia pode ter relação com práticas tradicionais judaicas

Redação Publicado em 10/10/2023, às 17h52 - Atualizado em 30/10/2023, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do vestido infantil encontrado no Deserto da Judeia, - Reprodução/Facebook/Israel Antiquities Authority (IAA)
Imagem do vestido infantil encontrado no Deserto da Judeia, - Reprodução/Facebook/Israel Antiquities Authority (IAA)

Uma nova descoberta foi realizada na Caverna das Letras, localizada no Deserto da Judeia, em Israel. Trata-se de um vestido de criança de 1,9 mil anos, que pode ter servido para proteger o usuário durante antigas práticas da crença judaica. 

Segundo uma publicação do Facebook da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), que divulgou a descoberta na última quinta-feira, 5, a vestimenta cheia de nós, provavelmente, desempenhava o papel de uma peça de baixo, sob uma peça superior decorativa produzida com lã colorida. 

Os nós são como pequenos pingentes na parte inferior da vestimenta, criados com amarrações de parte do tecido e substâncias conhecidas por suas qualidades protetoras: resina, sal, sulfato de ferro, asfalto, hena, sementes e outros materiais não identificados", explicou Orit Shamir, especialista em peças têxteis da IAA. 

Shamir também explicou que, após uma análise do tecido que compõe o vestido, é possível observar que a densidade e a espessura dos fios não é uniforme. 

A tecelagem era simples, feita de acordo com uma técnica simples de torção, e ocasionalmente ocorriam erros. A costura da peça também não é meticulosa, e a roupa possui vários furos, alguns dos quais resultaram do desgaste", descreveu a especialista da IAA.

Outros detalhes

Os especialistas acreditam que, com base no tamanho da peça, a mesma tenha pertencido a uma criança. O vestido foi produzido a partir de duas partes de tamanho igual, que foram costuradas juntas ao longo de suas bordas, com uma abertura na região do pescoço. 

Os pesquisadores também estimam que os nós foram formados na vestimenta como uma forma de proteção contra doenças e outros danos. Segundo Shamir, é possível imaginar “uma mãe escondendo sal para proteção e amarrando um pedaço da peça de linho enquanto recita orações e expressa esperanças por seu filho ou filha”.