Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Personagem

Che Guevara: O líder guerrilheiro em imagens coloridas

Confira fotos colorizadas de momentos históricos de um dos maiores símbolos do comunismo

Alana Sousa e Lira Neto Publicado em 28/07/2019, às 01h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olga Shirnina
Olga Shirnina

Nascido no dia 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina, Ernesto Guevara Lynch de La Serna vinha de uma família que não era pobre, embora precisasse fazer algum esforço para equilibrar o orçamento. Seu pai, Ernesto Guevara Lynch, viu naufragar sucessivas tentativas de montar o próprio negócio. E a mãe, quando não estava educando os cinco filhos, era feminista, socialista e anticlerical.

Depois de crescido, Guevara tornou-se um rapaz de aparência eternamente descuidada. Andava com o cabelo sempre despenteado, os sapatos desamarrados, a camisa meio suja. "O homem que cativaria milhões com o encanto do olhar, do sorriso e dos gestos, nunca se esmerou em cuidar de sua vestimenta", reconheceria o escritor Jorge Castañeda, autor de Guevara: A Vida em Vermelho. Como não trocava muito de roupa e passava dias seguidos sem tomar um único banho, na juventude, chegou a receber o apelido pouco lisonjeiro de chancho, porco em espanhol.

Eternizado como um dos maiores símbolos da luta comunista, Che é até hoje alvo de fascínio, tanto por aqueles que o amam, tanto pelos que o odeiam. Seu papel na libertação de Cuba da ditadura e no primeiro passo para a instauração do comunismo ainda tem impacto na sociedade.

A artista russa Olga Shirnina coloriu algumas fotos icônicas do líder guerrilheiro. Confira abaixo.

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Reprodução

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Olga Shirnina

Crédito: Reprodução

Crédito: Olga Shirnina