Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Nazismo

A última foto do general nazista Anton Dostler

Imagem capta os momentos finais do alemão

Redação AH Publicado em 12/12/2018, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A preparação de Dostler para a execução - Reprodução
A preparação de Dostler para a execução - Reprodução

No dia 1º de dezembro de 1945, o general alemão Anton Dostler foi condenado à morte em um pelotão de fuzilamento por uma Comissão Militar dos Estados Unidos baseada em Roma, na Itália. No primeiro julgamento feito pelos aliados no pós-guerra, Dostler foi considerado culpado por ter ordenado a morte de uma tropa de 15 soldados norte-americanos no ano anterior.

Os soldados, incluindo dois oficiais, foram presos pelos nazistas em La Spezia, na Itália, em março de 1944. Capturados ao tentar demolir um túnel, foram levados à sede de um pelotão comandado por Dostler. Dias depois, o grupo de militares dos EUA foi executado sem direito a julgamento ou outro tipo de defesa.

No julgamento, Dostler alegou que cumpria ordens do comando do Terceiro Reich. A justificativa não foi aceita e ele foi morto por violar os tratados e convenções internacionais de guerra relativos ao tratamento que deve ser dado aos prisioneiros de guerra. A foto acima, feita por fotógrafo desconhecido, mostra o general alemão momentos antes de ser morto.