Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

14 mortos e mais de cem desaparecidos: Lago transborda na Índia e causa queda de barragem

O transbordamento do lago Lhonak teve consequências desastrosas no país

Redação Publicado em 05/10/2023, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando ponte derrubada pela água - Divulgação/YouTube/The Guardian
Imagem mostrando ponte derrubada pela água - Divulgação/YouTube/The Guardian

Na porção nordeste da Índia, pancadas de chuva acabaram causando o transbordamento do lago Lhonak. Esse excesso de água infelizmente acabou ocasionando o rompimento de uma barragem, desencadeando consequências desastrosas no território. 

A força da água destruiu rodovias e pontes, assim inutilizando partes importantes da infraestrutura local e dificultando ainda mais a locomoção. Segundo informou o The Guardian, até o momento o saldo de mortos é de 14 pessoas. Adicionalmente, outros 104 indivíduos estão desaparecidos, incluindo 22 militares.

No total, as enchentes afetaram mais de 22 mil pessoas, causando uma variedade de prejuízos diferentes, incluindo a destruição de centenas de residências. Outro detalhe é que, por conta do episódio, cerca de 3 mil turistas ficaram sem possibilidade de se locomover. 

Tragédias em sequência 

Infelizmente, esta é a mais recente de uma série de inundações repentinas mortais que ricochetearam na região do Hindu Kush-Himalaia nesta monção, trazendo à tona a realidade da extrema vulnerabilidade desta região às alterações climáticas", afirmou Pema Gyamtsho, que lidera o Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas do Nepal, ainda de acordo com o The Guardian.