Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

81 anos depois, exploradores encontram navio japonês afundado na Segunda Guerra

Embarcação foi afundada no mar das Filipinas há 81 anos

Redação Publicado em 23/04/2023, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Montevideo Maru - Australian War Memorial
Registro do Montevideo Maru - Australian War Memorial

81 anos depois, exploradores fizeram uma grande descoberta relacionada a Segunda Guerra Mundial. Na sexta-feira, 21, uma expedição foi capaz de encontrar uma embarcação que naufragou durante o grande conflito. 

Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, a embarcação transportava prisoneiros de guerra aliados quando foi torpeado. O episódio ocorreu na costa das Filipinas e resultou em 1.080 mortes. 

O navio realizava o transporte de prisioneiros e civis que foram capturados após a queda de Rabaul em Papua Nova Guiné. É documentado que não existiu marcação que pudesse informar que o navio transportava prisioneiros. Assim, em 1º de julho de 1942, o submarino americano Sturgeon mirou a embarcação com quatro torpedos, responsáveis por ocasionar a tragédia em menos de 10 minutos.

Descoberta

Após 12 dias de buscas com o auxílio de um veículo subaquático autônomo com sonar embutido e em 4.000 metros de profundidade, exploradores encontraram o naufrágio do Montevideo Maru na ilha de Luzon, que se encontra no Mar da China Meridional. 

Ao mesmo tempo, os exploradores já informaram que os artefatos ou possíveis restos humanos não serão removidos, conforme repercutido em um comunicado da Silentworld Foundation, que se dedica a arqueologia e história dos mares.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, falou sobre a importância da descoberta da embarcação. 

"O esforço extraordinário por trás dessa descoberta fala pela verdade duradoura da solene promessa nacional da Austrália de sempre lembrar e honrar aqueles que serviram ao nosso país", disse ele. "Este é o coração e o espírito de Lest We Forget".